Formação de ciclone vai derrubar drasticamente temperatura nesta região
Apesar de menos intensa, a frente fria ainda poderá ser sentida por muitos brasileiros
A formação de um ciclone ao sul do Rio Grande do Sul (RS) e a chegada de uma nova frente fria trarão grandes mudanças no clima da região Sul do Brasil dentro dos próximos dias. Portanto, os gaúchos devem ficar atentos e prepararem os agasalhos.
No decorrer desta semana, o ciclone formará uma frente fria que provocará chuvas intensas, ventos fortes e queda acentuada nas temperaturas. Cabe destacar que as informações são do portal Meteored, que divulgou a previsão do tempo na terça-feira (20).
Atenção às chuvas
A semana começou com chuva no RS por conta de um sistema frontal, que manteve nuvens carregadas sobre o Estado, na última segunda-feira (19). No entanto, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou acumulados de chuva relativamente baixos nos seguintes municípios da região:
- 1. Bagé: 9,2 mm de chuva;
- 2. Dom Pedrito: 8,2 mm;
- 3. Santa Vitória do Palmar: 8,2 mm;
- 4. Barra do Chuí: 7,2 mm;
- 5. Canguçu: 4,2 mm.
As chuvas devem se intensificar e se espalhar pelo Sul do país ao longo da semana, com a formação de uma nova frente fria a partir desta quarta-feira (21), o que traz volumes maiores de chuva. A frente fria afetará Santa Catarina (SC) e Paraná (PR), o que alivia os dias secos e quentes registrados no oeste e no norte paranaense. Já em Curitiba, no sábado (24), são esperados cerca de 50 mm de chuva. Isso deve melhorar os índices de umidade relativa do ar.
Cabe destacar que o fenômeno trará chuvas intensas e risco de tempestades, inicialmente concentradas no RS — especialmente de Pelotas a Uruguaiana. Até domingo (25), os acumulados de chuva podem alcançar de 100 mm a 150 mm em todos os Estados do Sul. As tempestades geram alto risco de alagamentos e transbordamentos de rios.
Rajadas de vento
Nesta quarta-feira (21), rajadas de vento de 50 km/h a 70 km/h podem atingir o leste gaúcho. O fenômeno ocorre antes das chuvas intensas previstas para o fim do dia, com possibilidade de descargas elétricas e queda de granizo, que podem causar danos localizados. As áreas costeiras também devem entrar em alerta, principalmente para atividades de pesca, que se tornam arriscadas nestas condições climáticas.
Após a passagem do ciclone e da frente fria, uma nova massa de ar frio avançará sobre o Sul do Brasil. Por conta disso, os moradores do RS devem sentir o fenômeno, especialmente a partir da sexta-feira (23), com os termômetros podendo marcar temperaturas abaixo dos 10°C.
No sábado (24), a massa avançará e fará as temperaturas caírem significativamente no PR e em SC. A serra catarinense deve ser a mais atingida, onde as temperaturas podem atingir mínimas de 1°C, com risco de geadas pontuais durante a madrugada de domingo (25).
Apesar desta frente fria não ser tão intensa quanto a registrada na semana passada, ela representará uma queda significativa das temperaturas, em comparação aos dias anteriores, que registram calor intenso.