Correios tem alerta GERAL para brasileiros sobre golpe perigoso
O crime tem dado grandes prejuízos, especialmente para aqueles que compram via internet
Nos últimos dias, os Correios emitiram um alerta sobre um novo golpe contra consumidores que costumam fazer compras na internet. Em um dos casos mais recentes, a vítima recebeu uma mensagem pelo celular, avisando-a de que supostamente o pacote estava retido e que aguardava pagamento de uma taxa para ser liberado.
Além disso, os golpistas mandam avisos com informações detalhadas, como o endereço real de entrega e até o número verdadeiro do pedido feito pela vítima. E até quem não fez compra no exterior tem recebido a tentativa de golpe. Portanto, a estatal reforça que os cidadãos devem ficar sempre atentos para evitar problemas.
Golpes estão sendo registrados em todo o Brasil
Esse tipo de mensagem vem se espalhando por terras brasileiras. Por conta disso, uma orientação importante é usar a tecnologia para rastrear a encomenda que foi feita. Pelo aplicativo dos Correios (disponível para Android e iOS), dá para fazer isso com toda segurança. E no portal oficial da companhia também existe um alerta contra o golpe. Está em destaque, e tem até um vídeo explicando que as mensagens dos golpistas chegam com um link que leva a uma página falsa dos Correios, para que um pagamento seja feito.
Os Correios afirmaram que, assim que souberam das práticas criminosas, notificaram a Polícia Federal (PF) e o Centro de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos do governo brasileiro, e que, até o momento, não há evidência de violação da base de dados da estatal.
Atente-se aos detalhes
A Receita Federal explica que o mais importante é conferir a possível taxação a partir da origem da compra. “Se a pessoa fez alguma compra que veio de um site internacional, a gente direciona que eles olhem a página oficial, naturalmente a página oficial dos Correios. Entrando no site oficial, você vai ter um link chamado ‘minhas importações’. Lá dentro, você consegue identificar se realmente há algo a ser pago, tributado pela Receita Federal”, explica Michel Lopes Teodoro, superintendente da Receita Federal em Minas Gerais
Em entrevista concedida ao Jornal Nacional, o advogado Paulo Crosara explicou que os golpistas estão cometendo o crime de estelionato, além de orientar aqueles que caíram no golpe a entrar em contato com o banco onde tem conta o quanto antes.
“E acionar um protocolo que chama ‘mecanismo especial de devolução’, que é onde a sua instituição bancária entra em contato com a instituição financeira para onde foi o dinheiro e bloqueia esse valor. Eles têm sete dias para analisar se foi golpe ou não. Se eles concluírem que foi um PIX suspeito, eles te devolvem esse dinheiro“, afirmou o advogado criminalista Paulo Crosara (via Jornal Nacional).
Elementos presentes neste tipo de fraude
- 1. Observe o endereço (URL) do site, pois o portal online de uma grande empresa brasileira geralmente termina em “.com.br”. Algumas, porém, podem ter apenas “.com”, mas ainda vale observar para ver se não tem algo estranho nessa URL;
- 2. Os golpistas tentam trazer um senso de urgência ao dizer que o prazo está prestes a vencer, induzindo a vítima a clicar no link e seguir as instruções;
- 3. Texto não segue padrão de mensagens oficiais, ficando, às vezes, sem acentuação e pontuação corretas;
- 4. O link usado pelos criminosos é diferente do oficial dos Correios (www.correios.com.br).