A frente fria mais forte do ano vem despencando as temperaturas em terras brasileiras, principalmente no Centro-Sul, com chance de geadas amplas e casos isolados de neve e chuvas congeladas nas áreas de maior altitude da região Sul. Além disso, diversos municípios da região Sul terão temperaturas negativas por mais de um dia.
Desde a última quinta-feira (8), a onda de frio, seguida de uma massa de ar polar, tem avançado do Sul para o Sudeste e Centro-Oeste, e o frio deve durar até a próxima quarta-feira (14). Portanto, prepare o agasalho e confira mais detalhes sobre o período mais gélido do ano.
Previsões
Os modelos analisados pelo agrometeorologista da Rural Clima, Marco Antonio dos Santos, indicaram que no fim de semana a massa de ar polar ganhou intensidade, causando frio intenso sobre as áreas mais frias da região Sul, que são as serras. Por conta disso, há possibilidade de geadas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, sul e leste do Paraná e extremo sul de Mato Grosso do Sul.
A massa de ar polar vai ganhar ainda mais intensidade no começo desta semana. Tanto nesta segunda-feira (12), quanto na terça-feira (13), há probabilidade de uma queda ainda mais brusca nas temperaturas. Com isso, geadas serão mais amplas no amanhecer da terça em regiões do Sul e extremo sul do Sudeste. “A terça-feira é o dia de alerta máximo para o frio“, disse o especialista.
Neve e chuva congelada
De acordo com Santos, também nas áreas de serra, há chance de neve e chuva congelada, ambas de fraca intensidade. A título de curiosidade, a chuva congelada é um tipo de precipitação invernal associada a locais onde a temperatura está abaixo de 0ºC. Ela ocorre quando um floco de neve que sai da nuvem passa por uma camada de ar com temperatura positiva, mas congela novamente ao encontrar o ar gelado abaixo da base da nuvem.
Chuva antes da frente fria
Antes do frio intenso no país, as nuvens de chuva estão se deslocando do Rio Grande do Sul para o Paraná e sul de Mato Grosso do Sul desde quinta-feira (8) e, na última sexta-feira (9), chegaram à região Sudeste. São esperadas chuvas irregulares em São Paulo e no sul de Minas Gerais.
Pelo fato da frente fria já estar se movimentando para o oceano Atlântico, essa chuva cessou em algumas regiões no fim de semana, segundo o agrometeorologista. Ou seja, sábado e domingo foram dias de frio intenso, apesar do tempo aberto — exceto no extremo norte da região Norte e no sul da Bahia, onde a chuva não deu trégua. Por outro lado, não há previsão de chuva sobre:
- 1. Rondônia;
- 2. Mato Grosso;
- 3. Goiás;
- 4. Minas Gerais (em grande parte do Estado);
- 5. Rio de Janeiro;
- 6. Espírito Santo;
- 7. Maranhão;
- 8. Tocantins;
- 9. Piauí.