A aposentadoria é um passo importante na vida do trabalhador, e para garantir que vai receber uma resposta positiva após a solicitação do pedido o portal do governo, o Gov.br, disponibilizou recomendações para seguir antes de requerer a aposentadoria.
O pedido pode ser feito online pelo Meu INSS, o serviço pode ser acessado através do site ou do aplicativo. Ele foi criado para facilitar o contato dos cidadãos com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
As orientações divulgadas pelo portal Gov.br servem como um guia do que fazer antes de pedir o benefício através do site ou app.
Como melhorar as chances de conseguir a aprovação da aposentadoria?
O portal recomenda que, antes de fazer a solicitação, o segurado observe se o requerimento apresenta as informações completas sobre o seu histórico de trabalho.
Assim, é importante revisar os períodos em que exerceu as funções, bem como os períodos de contribuição para garantir que todos os dados estão no pedido, e estão corretos. Fazendo isso é possível aumentar as chances de conseguir uma análise automática, que agiliza o processo.
Também é importante que você faça cada passo com muita atenção, anexando os documentos no campo “Anexos” no lugar específico destinado a cada um.
A principal etapa da solicitação, segundo o Gov.br, é o repasse correto do tempo de trabalho. Se alguma informação estiver faltando nos sistemas do INSS você será comunicado para solucionar a questão.
Também receberá um aviso se precisar corrigir algum dado relativo ao “salário de contribuição”, é possível que peçam uma comprovação de tempo de serviço através do Meu INSS. Observando cada etapa com atenção você pode solucionar os impasses e conseguir melhores chances de ser aposentado.