Descubra com uma consulta se foi cortado do INSS em pente-fino

A verificação cadastral tem feito milhares de segurados perderem seus benefícios

Recentemente, a Previdência Social informou que 45 mil pessoas que recebem o auxílio-doença tiveram o benefício cortado. O processo de revisão, popularmente conhecido como pente-fino, segue a todo vapor. Portanto, a orientação é consultar o seu auxílio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) por meio das plataformas oficiais.

O foco da revisão dos auxílios são os recursos por incapacidade, como o já mencionado auxílio-doença e o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A autarquia previdenciária acredita que até o fim de 2024 sejam revisados 1 milhão de pagamentos.

Em julho, haviam 40,4 milhões de segurados recebendo algum recurso do INSS. O repasse de agosto começou na última segunda-feira (26), mas ainda não foi divulgado o total de contemplados após o início do pente-fino. Todavia, para saber se você continua na lista de beneficiários, basta realizar a consulta online sobre o pagamento usando os canais do INSS.

Passo a passo: como consultar o meu benefício do INSS?

A consulta ao pagamento pelo extrato permite que o beneficiário verifique o quanto ele vai receber no mês, já levando em conta os possíveis descontos, e a data em que o montante cairá na conta. Abaixo, veja como realizar o procedimento:

  • 1. Primeiro, acesse o site ou aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS) com o login e a senha;
  • 2. Depois, clique na opção “Extrato de Pagamento”;
  • 3. Agora, selecione o mês desejado;
  • 4. Por fim, se assim desejar, clique em “Baixar PDF” para depois imprimir o documento.

Caso não tenha acesso à internet ou não seja familiarizado com tecnologia, a mesma consulta pode ser feita pela Central de Atendimento, ligando para o número 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Como verificar se caí no pente-fino?

O INSS vem notificando as pessoas que tiveram o cadastro revisado. O processo é válido para quem recebe o auxílio-doença há mais de dois anos, ou o BPC, mas está com o registro no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) desatualizado. Os informes estão sendo enviados pelos seguintes canais:

  • 1. Aplicativo Meu INSS;
  • 2. Extrato bancário;
  • 3. SMS;
  • 4. Correspondência enviada no endereço do beneficiário.

Vale destacar que após a convocação, o segurado tem um prazo de 30 dias para comprovar que tem direito ao benefício recebido. Do contrário, o pagamento é totalmente cancelado, sem chance de retomá-lo no futuro.

Qual é o objetivo da revisão?

Em linhas gerais, a medida busca conceder os benefícios do INSS apenas para aqueles que realmente precisam, excluindo cadastros possivelmente fraudulentos. Consequentemente, os cofres públicos gastam menos, resultando em uma economia significativa. Neste sentido, é de suma importância manter seus dados atualizados e, caso seja preciso, se disponibilizar para resolver qualquer impasse.

Logo, aqueles que estão seguindo as regras e de fato merecem ser agraciados pelos depósitos não precisam se preocupar, mesmo que sejam convocados, pois basta comprovarem suas condições para garantir a continuidade dos repasses.

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