Revolução do PIX: pagamento instantâneo será por aproximação
Uma nova ferramenta deve ser implementada no sistema de transferência instantânea
Recentemente, o Banco Central (BC) informou que as compras por aproximação via PIX poderão ser feitas a partir de fevereiro do ano que vem, trazendo ainda mais praticidade para a modalidade de transferência instantânea. Com este novo recurso, o cidadão não precisará mais entrar no aplicativo do seu banco e inserir os dados. Isso porque a funcionalidade irá operar de forma bem parecida com as wallets, carteiras digitais já usadas para operações de débito e crédito.
Ainda de acordo com a autarquia monetária brasileira, essa mudança só será possível por conta das alterações que serão feitas no Open Finance, infraestrutura que permite o compartilhamento voluntário dos dados de cada cliente bancário entre as instituições financeiras que operam em solo nacional.
Outra grande novidade revelada pelo BC é a Jornada de Pagamentos sem Redirecionamentos (JSR), que permitirá ao correntista fazer o pagamento online sem ter que sair do ambiente da compra e acessar a sua plataforma bancária.
Principais dúvidas sobre a inovação no PIX
Antes de tudo, vale frisar que a forma exata de como o novo recurso vai funcionar só será revelada no dia 31 de julho deste ano. Portanto, até a divulgação de novos detalhes, confira as perguntas e respostas sobre o PIX por aproximação e como usar uma carteira digital.
- 1. Como vai funcionar?
Como informado anteriormente, a medida funcionará aos moldes das wallets, as carteiras digitais, como Google Pay, PicPay e outras. A ideia é que o cliente que tenha uma chave PIX registrada em uma instituição possa cadastrá-la em uma wallet, como já acontece hoje com cartões de crédito e débito.
- 2. Quando a novidade será implementada?
Levando em consideração o cronograma definido pelo BC, em fevereiro de 2025. Antes disso, no dia 31 de julho, serão divulgados detalhes de como vai funcionar o pagamento online sem a necessidade de sair da plataforma de compra, a JSR. Em novembro deste ano, as instituições financeiras já devem estar aptas a fazer os testes da funcionalidade.
- 3. O que é pagamento online sem redirecionamento?
Nos dias de hoje, para fazer o pagamento com PÌX de alguma compra online, o cliente precisa deixar o ambiente virtual em que esta, entrar no aplicativo de seu banco e fazer a transferência, seja pelo sistema copia e cola, digitando a chave fornecida ou escaneando o QR Code. Sem o direcionamento, o pagamento será efetuado na própria plataforma onde a compra está sendo feita. Funcionará aos moldes do que ocorre hoje com quem deixa cartão de crédito cadastrado em determinado site em que faz suas compras online.
- 4. Pagamento por aproximação vai funcionar em todos os celulares?
Indo direto ao ponto, nem todos. Apenas nos que dispõe do NFC, uma tecnologia de comunicação sem fio que permite a transferência de dados de um dispositivo para outro, desde que estejam próximos. Para saber se o seu celular possui essa tecnologia, busque por NFC nas configurações do aparelho.