Ao chegar nos 60 anos de idade, os cidadãos brasileiros podem desfrutar de uma série de vantagens exclusivas para facilitar o seu dia a dia. Inclusive, um novo benefício para idosos está disponível em todo o país e deve contribuir, principalmente, para aqueles que costumam ir ao banco, médico e outros lugares. Nas próximas linhas, vamos explicar melhor o funcionamento e como aproveitá-lo.
Atualmente, o Brasil conta com mais de 32 milhões de pessoas com mais de 60 anos, de acordo com os dados coletados pelo Censo 2022. Essa parcela da população tem direito a um auxílio disponibilizado em todo território nacional, cujo objetivo é ajudar na locomoção dos cidadãos mais velhos. A seguir, veja como emitir o documento que pode lhe conceder acesso a este e outros benefícios.
Carteirinha do Beneficiário
Os brasileiros acima dos 60 anos podem solicitar a Carteirinha do Beneficiário, documento que comprova o recebimento de auxílios concedidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Vale lembrar que ela substitui os comprovantes de renda, como contracheques e extratos.
Além disso, é possível ter acesso a diversos benefícios, entre eles a gratuidade no transporte público. Como a locomoção é de responsabilidade de cada cidade, as normas podem variar de região para região. Inclusive, a vantagem estende-se para viagens interestaduais, ou seja, entre os municípios.
Neste caso, a gratuidade se limita a dois acentos em cada ônibus. Caso esse limite tenha sido atingido, a companhia é obrigada a conceder um desconto de 50% na compra da passagem. Normalmente, as cidades fazem a emissão do documento que garante acesso gratuito ao transporte público, mas com a Carteirinha do Beneficiário é possível aproveitar todas as vantagens prometidas.
Como solicitar o documento?
Atualmente, existem duas formas de fazer o pedido, das quais você confere o passo a passo de cada uma abaixo:
Site
- 1. Primeiro, acesse o portal ou o aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS);
- 2. Na tela inicial, clique na guia “Carteira do Beneficiário“;
- 3. Depois, selecione uma foto sua para ser usada na carteira;
- 4. Feito isso, marque a opção que está “ciente que ao apresentar a carteira os dados do benefício serão compartilhados por através do QR Code” e clique em “Continuar“;
- 5. Pronto, a sua carteirinha já estará disponível para acesso virtual ou download.
No Centro de Referência da Assistência Social (CRAS)
Outra forma de solicitar o documento é se dirigindo até uma unidade do CRAS responsável pelo seu município. Lembre-se de estar munido dos seguintes documentos para conseguir a carteirinha:
- 1. Documento de identificação com foto;
- 2. CPF;
- 3. Número do NIS;
- 4. Comprovante de residência.
Importância das políticas sociais para os idosos
Como podemos observar, o Governo Federal tem desempenhado um papel crucial na vida dos cidadãos mais velhos, visto que uma série de benefícios são concedidos por meio de suas iniciativas assistenciais, provendo suporte aos idosos brasileiros e garantindo que todos possam desfrutar da terceira idade com mais tranquilidade.