O empréstimo pessoal trata-se de um recurso financeiro que pode ser um grande aliado em momentos delicados financeiramente. No entanto, para desfrutar ao máximo, é utilizá-lo com sabedoria e responsabilidade. Do contrário, o risco de acabar se endividando é ainda maior.
Atualmente, existem algumas instituições financeiras que liberam empréstimos de forma totalmente online, com a análise de crédito sendo realizada dentro de poucos minutos. Além disso, em alguns casos, se a solicitação for aprovada, o dinheiro é liberado na hora.
Isso porque a simulação é feita a partir do valor desejado para o empréstimo e da quantidade de parcelas que o cliente pretende pagar. Com base nesses dados, os bancos calculam a taxa de juros aplicada. Inclusive, é muito importante se atentar para essa informação no momento de simular o crédito e avaliar se, de fato, ele é viável para você. Tendo isso em mente, a seguir, veja algumas opções de empréstimo.
As melhores opções disponíveis no mercado financeiro
Confira a seguir três opções de bancos que permitem que a solicitação de empréstimo seja realizada de forma totalmente online, com análise rápida e liberação do dinheiro na hora:
- 1. Empréstimo Itaú
O empréstimo pessoal do Banco Itaú tem, como uma de suas principais vantagens, a possibilidade de começar a pagar o crédito após três meses (90 dias). Outra vantagem do crédito pessoal oferecido pela instituição é que o contratante pode parcelar o pagamento do valor total em até 72 vezes, ou seja, seis anos.
- 2. Empréstimo Nubank
Além de ter a vantagem de poder ser completamente administrado pelo celular, o empréstimo pessoal do Nubank apresenta, como um de seus principais atrativos, a possibilidade de começar a ser pago após 90 dias da contratação. O valor pode ser parcelado em até 24 vezes (dois anos), porém, este é outro fator que pode afetar as taxas de juros — Ou seja, quanto maior o prazo, maiores serão os encargos cobrados pelo banco digital.
- 3. Empréstimo Bradesco
O empréstimo pessoal do Bradesco pode ser parcelado em até seis anos (72 vezes), prazo que varia de acordo com o cliente e o relacionamento dele com a instituição financeira. Além disso, o cliente tem até 90 dias para começar a pagar o valor que pegou emprestado.
Tipos de empréstimo pessoal
Saber quando e como pedir empréstimo pessoal é uma tarefa que precisa ser feita com planejamento e muita cautela. Afinal, esse tipo de crédito precisa ser utilizado de forma consciente. Empréstimo pessoal (ou crédito pessoal) é um dinheiro emprestado por bancos e instituições financeiras a pessoas físicas, com a quantia sendo devolvida por meio de parcelas acrescidas de juros. Uma das vantagens do empréstimo pessoal é que não é necessário explicar ao banco como o dinheiro será usado. Além disso, a liberação costuma ser mais rápida, caso a análise de crédito seja aprovada.
Modalidades de crédito pessoal
- 1. Empréstimo pessoal sem garantia: dinheiro concedido mediante apresentação de documentos (ou de forma mais simplificada, caso a pessoa seja correntista do banco ou instituição);
- 2. Empréstimo pessoal com garantia: quantia concedida mediante apresentação de bens como garantia (carro, imóvel, entre outros);
- 3. Empréstimo pessoal consignado: concedido a servidores públicos, aposentados, pensionistas, beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e funcionários de carteira assinada, já que as parcelas são descontadas automaticamente em folha;
- 4. Cartão de crédito: é uma forma de empréstimo, pois utiliza-se o limite disponível para compras e pagamentos, sendo a quantia devolvida à instituição mediante pagamento de fatura;
- 5. Cheque especial: limite de crédito concedido em contas correntes sem necessidade de comprovar renda.