Com a diversidade de fraudadores que estão se aproveitando da popularidade do PIX é muito importante estar ciente dos procedimentos a serem tomados logo após identificar um golpe, para conseguir reaver o seu dinheiro.
É preciso entender que o PIX é uma transferência instantânea que não pode ser cancelada depois que for concluída. Assim, mesmo que o repasse tenha sido feito por engano não é possível reverter o procedimento, no entanto, em caso de golpes você deve tentar reaver o dinheiro.
O processo pode ser um pouco demorado, mas é por ele que você pode correr atrás do prejuízo. O mecanismo utilizado para tentar conseguir o dinheiro da transferência o Mecanismo Especial de Devolução (MED).
A ferramenta foi criada pelo Banco Central para que as vítimas de fraudes com PIX possam conseguir ajuda. O mecanismo analisa todo o processo de transferência, bem como o recebimento da quantia enviada, e verifica se quem solicitou a ferramenta foi vítima de um crime.
Como ter acesso ao MED e conseguir reaver o dinheiro do PIX?
Acionar o mecanismo é uma tarefa com algumas fases, primeiramente é necessário comunicar o que ocorreu ao seu banco, depois você deve fazer um Boletim de Ocorrência (BO) na delegacia. Só após esses passos é que a instituição financeira vai poder realizar o bloqueio de forma preventiva para análise.
Dessa forma, com o bloqueio feito tanto o seu banco quanto o banco do possível golpista terão até sete dias para analisar o caso. É quando as instituições bancárias verificam se houve ou não a fraude para determinar a devolução do dinheiro.
Assim, se a fraude for confirmada a quantia transferida através do PIX será retornada à sua conta de forma automática, sendo debitada da conta do fraudador.
Você terá até 80 dias para acionar o MED após o PIX ter sido realizado, caso ultrapasse esse limite não será possível iniciar o procedimento de análise e devolução da quantia.