O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) anunciou a expansão das parcelas adicionais do seguro-desemprego para trabalhadores de seis novos municípios no Rio Grande do Sul. As cidades beneficiadas são Arambaré, Doutor Ricardo, Rio Grande, São Lourenço do Sul, São Valentim do Sul e Triunfo, todas severamente afetadas pelas recentes enchentes.
Somente em agosto, foram liberadas 2.128 parcelas adicionais, totalizando R$ 3.683.377,00 para ajudar esses trabalhadores a superar as dificuldades financeiras. Essa iniciativa faz parte de um pacote de medidas emergenciais do governo federal destinado a apoiar trabalhadores desempregados em situações de calamidade pública.
Quem tem direito às parcelas adicionais?
Para receber as parcelas extras do seguro-desemprego, os trabalhadores precisam atender a alguns critérios específicos:
- Esgotar todas as parcelas regulares do seguro-desemprego;
- Estar recebendo o benefício antes de 5 de maio, data de decretação do estado de calamidade pública em várias regiões do RS.
As parcelas adicionais têm como objetivo oferecer um alívio financeiro para aqueles que perderam seus empregos e foram gravemente impactados pelas enchentes, ajudando-os a lidar com as dificuldades econômicas.
Como consultar se você tem direito às parcelas extras
Os trabalhadores interessados podem consultar se têm direito às parcelas adicionais do seguro-desemprego de várias formas:
- Ligando para a Central de Atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego no número 158;
- Usando o aplicativo Carteira de Trabalho Digital;
- Consultando o portal do governo em gov.br;
- Procurando atendimento nas unidades do Ministério do Trabalho, do Sistema Nacional de Emprego (SINE) ou na Caixa Econômica Federal pelo telefone 0800 726 0207.