O prazo para o saque do PIS/Pasep em 2024 foi oficialmente divulgado, e é crucial que todos os trabalhadores elegíveis estejam atentos para não perderem esta oportunidade valiosa. O Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) desempenham um papel significativo no apoio aos trabalhadores brasileiros. De acordo com informações, o prazo para sacar o PIS/Pasep termina em 27 de dezembro de 2024.
Tanto o PIS quanto o Pasep são programas que beneficiam diferentes categorias de trabalhadores, proporcionando um abono salarial anual. O PIS e o Pasep são programas governamentais criados para distribuir recursos aos trabalhadores brasileiros. Ambos visam fornecer um suporte financeiro anual, conhecido como abono salarial, mas atendem a públicos diferentes.
Programa de Integração Social (PIS)
O PIS foi instituído em 1970 e destina-se aos trabalhadores do setor privado. Administrado pela Caixa Econômica Federal, o PIS oferece um abono salarial anual para aqueles que cumprem certos requisitos, como tempo de cadastro e limite de remuneração.
Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep)
O Pasep, criado em 1971, é voltado para os servidores públicos. Administrado pelo Banco do Brasil, o Pasep também proporciona um abono salarial anual para os servidores que atendem aos critérios estabelecidos pelo programa.
Quem tem direito ao saque do PIS/Pasep?
Para sacar o PIS/Pasep, é necessário que o trabalhador atenda a uma série de requisitos. Esses critérios podem variar ligeiramente entre o PIS e o Pasep, mas em geral incluem:
- Estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
- Ter trabalhado com carteira assinada por um período mínimo durante o ano base;
- Ter recebido uma remuneração média de até dois salários mínimos;
- Estar com as obrigações trabalhistas e previdenciárias em dia.
Agora, é possível fazer a consulta do seu PIS/PASEP através destes quatro aplicativos:
- Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital), disponível para Android e iOS;
- Aplicativo FGTS, disponível para Android e iOS;
- Caixa Trabalhador, disponível para Android e iOS;
- Meu INSS, disponível para Android e iOS.
O processo de saque do PIS/Pasep varia conforme o tipo de trabalhador: privado ou servidor público.