A cidade de Gavião Peixoto, no interior de São Paulo (SP), ficou em 1º lugar no ranking que elege os municípios com maior qualidade de vida em terras brasileiras. O levantamento, chamado de IPS Brasil, foi realizado com base no Índice de Progresso Social (IPS), uma metodologia que avalia a qualidade de vida da população no Brasil a partir de dados oficiais, como saúde, educação e segurança. O local é relativamente novo — tem menos de 30 anos — e é palco de shows de grandes nomes da música nacional.
A cidade tem apenas 28 anos. Anteriormente, Gavião Peixoto era um distrito de Araraquara, cidade que está a cerca de 35 km de distância. Ela foi elevada à categoria de município em 27 de dezembro de 1995. No que diz respeito à população, ela é menor que 5.000 habitantes. De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente são 4.702 residentes fixos no município.
Como é viver em Gavião Peixoto
- 1. Conhecido nacionalmente pelos shows promovidos
A cidade costuma ser palco de megaeventos musicais. Para as celebrações de aniversário, Gavião Peixoto já recebeu artistas de grande nome. Entre eles, a dupla Bruno & Marrone. Antes, o cantor gospel André Valadão e, no ano passado, o município teve uma apresentação do DJ Alok.
- 2. Educação de ponta
Quase todas as crianças e adolescentes estão nas escolas. O último levantamento do IBGE sobre o tema ocorreu em 2010 e, na ocasião, apontou que 98,7% dos jovens entre 6 a 14 anos estavam matriculados em escolas.
- 3. Mercado de trabalho
Um trabalhador formal médio recebe cerca de R$ 6.300. E 86,22% da população está ocupada com alguma atividade. Já a economia gira em torno da laranja e cana-de-açúcar. Segundo a prefeitura, “a cultura de laranja responde por 53% da economia e a cana-de-açúcar por mais 38%“. Nas proximidades ainda há a usina hidrelétrica de Gavião Peixoto, da CPFL Energia.
- 4. Filial da Embraer
Cidade também abriga a 2ª sede da fábrica da Empresa Brasileira de Aviação (Embraer), inaugurada em 2001. A fábrica, ainda, representa grande parte da economia da cidade e a expectativa é a de que ela entregue seis aeronaves KC-390 Millennium, seu principal produto de defesa, este ano. “Nossa meta é entregar um por mês em 2030“, disse o responsável pelos programas da companhia, Walter Pinto Junior, à Folha de S. Paulo.
Além disso, por lá, serão fabricados também os caças Gripen, em uma parceria entre a Embraer e a empresa sueca Saab. A Força Aérea Brasileira (FAB) já encomendou 36 unidades. Ainda, a fábrica local produz o Super Tucano e os Praetors 500 e 600. A unidade da empresa também presta serviços aeronáuticos e é responsável pela modernização dos caças F5, AF-1 e A1-M.
- 5. Beirando a perfeição
A pontuação de Gavião Peixoto foi 74,49. Vale ressaltar que o levantamento leva em consideração três dimensões: necessidades humanas básicas, fundamentos do bem-estar e oportunidades. Entre os indicadores avaliados estão água e saneamento, moradia, segurança pessoal, acesso ao conhecimento básico e à informação, além de inclusão social e acesso à educação superior.