A Caixa Econômica Federal (CEF) já iniciou a liberação do saque-aniversário do Fundo de Garantida do Tempo de Serviço (FGTS) para trabalhadores nascidos em agosto. Além disso, quem nasceu em junho e aderiu à modalidade, mas ainda não resgatou o montante, também pode sacá-lo neste mês.
Portanto, se você se encaixa em um desses grupos, fique atento aos prazos e informações relevantes para aproveitar essa oportunidade e, consequentemente, garantir o que é seu por direito. Siga a leitura para ficar por dentro de todos os detalhes.
Quem pode sacar o FGTS em agosto?
- 1. Nascidos em agosto: se você faz aniversário em agosto, pode sacar até 50% do seu FGTS neste mês. Para isso, é preciso aderir à modalidade saque-aniversário até o dia 31 de agosto, diretamente pelo aplicativo do FGTS (disponível para Android ou iOS ou no site oficial da CEF.
- 2. Nascidos em junho: caso tenha nascido em junho e já tenha aderido ao saque-aniversário no mês do seu nascimento, mas ainda não o sacou, o pagamento também está disponível. Verifique sua conta e aproveite o prazo para sacar.
Como funciona o saque-aniversário do FGTS?
A modalidade em questão permite que o trabalhador retire, anualmente, uma fração da reserva na sua conta do FGTS, no mês do seu aniversário. O montante disponibilizado varia de 5% a 50% do saldo disponível, acrescido de uma parcela adicional que depende do valor total no Fundo.
No que diz respeito ao cálculo, a CEF disponibiliza uma tabela completa no app do FGTS para que você possa calcular o valor exato do seu saque. Em linhas gerais, quanto maior o saldo da sua conta, maior será o valor que poderá sacar.
Até quando posso fazer a troca de modalidade?
- 1. Aniversariantes de agosto: se você ainda não aderiu ao saque-aniversário, o prazo para fazer isso e receber ainda em 2024 se encerra em 31 de agosto. Portanto, não perca tempo.
- 2. Aniversariantes de junho: se você já aderiu, lembre-se que o prazo para saque geralmente se estende até o final do segundo mês subsequente ao mês de aniversário.
Vale a pena desfrutar do saque-aniversário?
O saque-aniversário do FGTS é uma ótima oportunidade para utilizar o montante guardado do Fundo de forma planejada, visto que o dinheiro pode ser usado em diversas ocasiões, como quitar as dívidas, realizar aquela viagem dos sonhos ou então alcançar algum outro objetivo pessoal.
Cabe mencionar que, após aderir à modalidade, você precisará cumprir um período de carência de dois anos para poder voltar ao saque-rescisão. Até lá, caso seja demitido sem justa causa, terá direito apenas a multa de 40%, enquanto o restante do dinheiro ficará congelado no Fundo.
Portanto, antes de tomar a decisão, é preciso avaliar se, de fato, o saque-aniversário atende às suas necessidades. Dessa forma, você evita situações desagradáveis e mantém o equilíbrio financeiro, fundamental em tempos de crise.