5 passos para você sacar o FGTS na Caixa de forma rápida e fácil
Saiba como movimentar a quantia para alcançar os seus objetivos pessoais com mais tranquilidade
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) trata-se de um direito concedido a todos os trabalhadores do país que exercem suas atividades laborais no regime da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT). Inclusive, neste ano, as normas e procedimentos para sacar a quantia reservada no Fundo via Caixa Econômica Federal (CEF) foram simplificados e modernizados para facilitar o acesso ao recurso.
Nesta matéria, elaboramos um passo a passo para que você possa realizar o saque de maneira rápida e eficiente. Além disso, separamos as informações mais importantes sobre o FGTS que todo beneficiário deve ter conhecimento. Portanto, siga a leitura até o fim.
Sacando o FGTS pela CEF
Nas próximas linhas, confira o guia detalhado de como sacar o FGTS na Caixa em 2024:
- 1º Passo: consulte o saldo do FGTS
Antes de qualquer coisa, é de suma importância verificar se há dinheiro disponível na reserva. Isso pode ser feito pelo aplicativo do FGTS Digital (disponível para Android e iOS), pelo site da CEF ou via Internet Banking.
- 2º Passo: solicite o montante
Após verificar se há saldo disponível e se atende aos critérios para saque, o próximo passo é formalizar a solicitação. No app FGTS Digital, há uma opção específica para isso. Por meio dessa funcionalidade, você poderá escolher a modalidade de saque e fornecer os dados da sua conta bancária para, caso prefira, receber o valor via transferência.
Outra opção é se dirigir até uma agência da CEF com a documentação necessária, como RG ou CPF, Carteira de Trabalho, número de inscrição do Programa de Integração Social (PIS), Certidão de Nascimento ou Casamento — dependendo do motivo, será preciso levar documentos específicos, como laudos médicos, certidão de óbito, entre outros. Por lá, um atendente irá ajudá-lo no preenchimento do requerimento de saque.
- 3. Acompanhe o processamento
Após realizar a solicitação, será preciso acompanhar o status do pedido pelo FGTS Digital ou por meio do site da CEF. Sendo assim, é fundamental ficar atento a possíveis informes que possam exigir mais documentos ou esclarecimentos adicionais sobre o saque.
- 4. Receba o valor solicitado
Caso o seu pedido seja aprovado, o montante do FGTS será depositado na conta informada ou poderá ser sacado em uma agência da CEF. Se tiver optado pela transferência bancária, a quantia será repassada diretamente na conta dentro do período estipulado pelo banco.
- 5. Desfrute do dinheiro
Com tudo dando certo, agora é só utilizar o valor conforme a sua necessidade e a situação para qual foi sacado, seja para sair do vermelho pagando contas, investir na compra da casa própria ou simplesmente como uma reserva financeira para emergências.
Liberação do FGTS
É importante ter em mente que o saque do FGTS só pode ser feito em situações específicas, pois trata-se de uma quantia equivalente a 8% do salário recebido, sendo depositada em uma conta pelo empregador em nome do trabalhador. A seguir, veja quando é possível acessar o Fundo:
- 1. Após demissão sem justa causa;
- 2. Por meio do saque-aniversário;
- 3. Situação de calamidade;
- 4. Compra da casa própria.