O Banco PanAmericano foi o centro de uma das maiores polêmicas no que diz respeito às atividades empresariais de Silvio Santos. Em 2010, a instituição financeira revelou uma fraude estimada em R$ 4,3 bilhões. Quando o apresentador soube do problema, ele teria entrado em pânico. “Nós estamos prestes a perder tudo“.
O Banco Pan, como era e ainda é conhecido em terras brasileiras, foi vendido ao BTG Pactual em 2011, depois que o rombo bilionário veio a público. Como é de se imaginar, o caso se tornou um dos maiores escândalos financeiros da época, deixando milhões de pessoas boquiabertas.
Entenda o caso
As fraudes ocorreram entre 2006 e 2010, com a venda da carteira de crédito para outras instituições financeiras. O banco vendia esses créditos, mas o mantinha no balanço para “camuflar” seus resultados negativos. A partir de uma investigação deflagrada pelo Ministério Público Federal (MPF), foram identificados mais de R$ 16 milhões de saques em espécie que beneficiaram os fraudadores.
No entanto, o Banco Pan não quebrou, pois o Grupo Silvio Santos assumiu a responsabilidade pelo problema financeiro e ofereceu seus bens para obter um empréstimo junto ao Fundo Garantidor de Crédito (FGC).
Morte de Silvio Santos
No último sábado (17), aos 93 anos, o apresentador mais popular da televisão brasileiro faleceu. De acordo com a nota emitida pelo Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde ele estava internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), a causa da morte foi “broncopneumonia após infecção por Influenza (H1N1)“. Até o momento não há informações sobre o velório e o sepultamento.
Em comunicado, o SBT, emissora da qual Silvio Santos era dono, elogiou a trajetória levando “felicidade e amor a todos os brasileiros“. Abaixo, veja a nota completa:
Hoje o céu está alegre com a chegada do nosso amado Silvio Santos. Ele viveu 93 anos para levar felicidade e amor a todos os brasileiros. A família é muito grata ao Brasil pelos mais de 65 anos de convivência com muita alegria. Para nós, Senor Abravanel (o nome verdadeiro do apresentador e empresário) é ainda mais especial e somos muito felizes pelo presente que Deus nos deu e por todos os momentos maravilhosos que tivemos juntos. Aquele sorriso largo e voz tão familiar será para sempre lembrada com muita gratidão. Descansa em paz, que você sempre será eterno em nossos corações.
SBT, em nota publicada nas redes sociais
Vale lembrar que, nos últimos anos, o apresentador já tinha se ausentado dos domingos na TV, algo que fez poucas vezes ao longo de mais de 60 anos de carreira. No final de 2019, ficou sem gravar por conta de uma forte gripe. Em 2020, comemorou seus 90 anos isolado pela pandemia de COVID-19, doença que acabou contraindo após voltar aos estúdios no ano seguinte, já com duas doses da vacina, e que o fez se afastar novamente para tratamento.
No mês passado, teve um quadro de H1N1 e foi internado duas vezes no hospital Albert Einstein — na primeira para tratar a influenza e na segunda para fazer exames, segundo a assessorai de imprensa do SBT.