Silvio Santos é internado e família confirma não ter previsão de alta

A apresentador foi levado ao hospital na última terça-feira (16)

Um dos apresentadores mais renomados da história brasileira, Silvio Santos, de 93 anos, deu entrada no Hospital Albert Einstein, na zona sul da cidade de São Paulo, na noite da última terça-feira (16), após receber o diagnóstico de H1N1. Segundo as informações do jornal Folha de S. Paulo, o dono do SBT segue na unidade hospitalar para realizar novos exames.

Ainda de acordo com a reportagem, pessoas próximas da família Abravanel confirmaram que Silvio segue internado e não tem previsão de alta. Isso porque a equipe médica que vem tratando do apresentador estaria preocupada com a sua idade avançada e aguarda uma melhora para que ele possa voltar para casa.

Procurada para comentar sobre o assunto, a assessoria de imprensa do SBT negou que Silvio esteja internado. Vale lembrar que o apresentador está afastado das telas da emissora há cerca de dois anos, o que tem gerado muitas dúvidas na cabeça dos fãs e admiradores de seu trabalho.

O que é H1N1?

De acordo com o Ministério da Saúde, a H1N1, também conhecida como Influenza, trata-se de uma infecção respiratória causada por um tipo de vírus da mesma família do vírus que causa a gripe. A transmissão se dá pelo contato direto com objetos contaminados e de pessoa para pessoa, por via aérea ou por meio de partículas de saliva e de secreções das vias respiratórias.

O que a diferencia da gripe?

Os sintomas são bem parecidos e podem confundir o infectado: febre repentina, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações e coriza. Sendo assim, a orientação é buscar ajuda profissional em um posto de saúde. Seja gripe ou H1N1, o total de pessoas que morrem após contraírem o vírus em todo mundo é, em média, de 0,5%.

Transmissão do vírus

Como informado anteriormente, a transmissão ocorre por meio das secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada ao falar, espirrar ou tossir. Além disso, ela pode acontecer através das mãos que, após contato com superfícies contaminadas por secreções respiratórias de uma pessoa infectada, podem levar o vírus diretamente para a boca, nariz e olhos.

Prevenção

Alguns cuidados básicos de higiene podem ser adotados para evitar a infecção, como lavar bem as mãos frequentemente com água e sabão, evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies, não compartilhar objetos de uso pessoal e cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir e respirar.

Tratamento e vacina

Poucos sabem, mas existe um medicamento por via oral (fosfato de Oseltamivir – Tamiflu) que combate o vírus da Influenza A/H1N1. Outras medidas como repouso, ingestão de líquidos e boa alimentação podem ajudar na recuperação da saúde do infectado.

Além disso, existe a vacina contra o vírus, cuja proteção se deve pela vacina trivalente (que imuniza contra o H1N1, o H3N3 da Influenza A e contra o vírus da Influenza B). Para tomá-la, basta se dirigir até um posto de saúde durante a campanha de vacinação contra a gripe, ou em situações específicas, como surtos de H1N1.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.