Você nem imagina, mas esse eletrodoméstico pode consumir 20% da luz

É preciso ficar atento em seu uso para não pagar caro na conta de energia elétrica

Com a chegada da primavera, as temperaturas começam a subir e o clima fica mais quente. Por consequência, o uso do ventilador ou ar-condicionado para amenizar os dias de calor encarecem a conta de luz. No entanto, engana-se quem acredita que apenas esses eletrodomésticos são responsáveis por aumentar o valor da fatura.

Isso porque existe um outro aparelho muito comum nos lares brasileiros que consome ainda mais luz no dia a dia — inclusive quando está desligado. Porém, existe um jeito muito simples de reduzir o consumo deste dispositivo. Nas próximas linhas, veja a dica de ouro que ajudará a sua conta a ficar mais barata.

Televisão pode aumentar em 20% o valor da sua conta de luz

Entre todos os eletrodomésticos da casa, o que mais contribui para o consumo de eletricidade é a televisão, mesmo quando ela está desligada. Isso porque a maioria das pessoas apenas desliga a tela do aparelho, mas mantém a tomada conectada na corrente elétrica. Neste caso, a TV não está realmente desligada, mas sim em “modo de espera” e continua consumindo luz.

De acordo com especialistas, estima-se que esse consumo contínuo pode ter um impacto significativo na conta de luz, chegando a representar entre 10% a 20% do total mensal. A situação fica ainda mais delicada quando se trata das famosas Smart TVs, visto que estes modelos consomem ainda mais energia por estarem constantemente conectadas à internet, mesmo no modo espera. Logo, isso faz com que a televisão seja responsável por um aumento significativo na conta de eletricidade de uma residência.

Como economizar a energia gasta pela TV?

Para reduzir o consumo de energia elétrica enquanto a televisão está em modo espera, basta retirá-la da tomada quando não for utilizar o aparelho, principalmente se você não for ligá-la durante um longo período de tempo. Dessa forma, é possível economizar na conta de luz e, consequentemente, pagar bem menos.

Inclusive, esta dica também é válida para outros aparelhos que não precisam de funcionamento constante, como micro-ondas, cafeteiras, ventiladores, computadores, videogames, entre outros. Por isso, é de suma importância saber quais consomem mais energia e como diminuir esse gasto mensal. Caso a sua conta de luz esteja muito alta, a culpa pode ser desses aparelhos.

Apesar de ser muito difícil encontrar alguém que tenha o hábito de tirar da tomada os eletrodomésticos que não estão sendo usados, a ação se faz necessária para aqueles que desejam economizar. Isso porque muita gente acredita que eles não consomem energia quando estão no modo espera. No entanto, como pudemos ver nesta matéria, esse pensamento se prova falso, principalmente entre os seguintes dispositivos:

  • 1. Televisão;
  • 2. Micro-ondas;
  • 3. Forno elétrico;
  • 4. Ar-condicionado;
  • 5. Computadores;
  • 6. Máquina de lavar.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.