De acordo com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, será decretado ponto facultativo nos dias 18 e 19 de setembro por conta dos jogos de Flamengo, Botafogo e Fluminense pela Copa Libertadores da América, além de outros grandes eventos que ocorrerão na cidade maravilhosa ao longo da semana. Ainda segundo Paes, a medida se estende ao estado do Rio e foi tomada junto ao governador Cláudio Castro. Abaixo, veja o comunicado do prefeito publicado nas redes sociais:
“O Rio terá a partir da sexta-feira dia 13/09 um período de cerca de 10 dias com grandes eventos na cidade. Três importantes jogos da Libertadores (dias 18 e 19/09 com jogos às 19h) e os dias do Rock in Rio. Em razão dos jogos de futebol decidimos, em conjunto com o Governo do Estado, decretar ponto facultativo a partir das 15hs no Município e Estado nos dias 18 e 19. Não custa lembrar também que o acesso ao Rock in Rio deve se dar por transporte público e não por carro“, postou o Paes.
Times cariocas que já levantaram a taça da Libertadores
Flamengo, Vasco e Fluminense são os três times cariocas que têm títulos da Libertadores. Se somarmos todos os clubes brasileiros que venceram a competição, o número de conquistas sobe para 23, ficando em segundo lugar no ranking de taças por país — apenas dois títulos atrás da Argentina, com 25 vitórias por oito clubes.
- 1. Flamengo – 3 títulos (1981, 2019 e 2022);
- 2. Fluminense – 1 título (2023);
- 3. Vasco – 1 título (1998).
A título de curiosidade, pela primeira vez na Libertadores desde 1960, três equipes cariocas chegaram às quartas de final do torneio continental. O trio do Rio de Janeiro, inclusive, pode avançar para a semifinal, que também pode ser formada pela primeira vez por três times de uma mesma cidade na história do torneio.
Mais clubes de uma mesma cidade brasileira nas quartas da Libertadores (1960-2024)
- 2000: Corinthians e Palmeiras;
- 2001: Corinthians e Palmeiras;
- 2005: São Paulo e Santos;
- 2008: São Paulo e Santos;
- 2009: Palmeiras e São Paulo;
- 2012: Fluminense e Vasco e Corinthians e Santos;
- 2021: São Paulo e Palmeiras e Flamengo e Fluminense;
- 2022: Corinthians e Palmeiras;
- 2024: Botafogo, Flamengo e Fluminense.
Como foi a última edição da Libertadores onde três cariocas se encontraram na fase de grupos?
A última vez que um trio carioca esteve presente nos grupos do torneio foi em 2012. Além da dupla Flamengo e Fluminense, o Vasco fechava a trinca. Naquela edição, o Cruzmaltino se classificou por ter sido o campeão da Copa do Brasil de 2011, enquanto Tricolor e Rubro-Negro foram pelo Campeonato Brasileiro, já que terminaram em 3º e 4º, respectivamente.
O Flamengo precisou passar pela fase prévia. Antes de ir aos grupos, o time treinado por Vanderlei Luxemburgo e que tinha Ronaldinho Gaúcho no elenco eliminou o Real Potosí, da Bolívia. O Rubro-Negro foi o único do trio eliminado na fase de grupos, terminando em 3º no grupo 2, que tinha Lanús, Emelec e Olimpia.