A previsão do tempo indica que com a chegada deste mês de julho, as temperaturas vão cair significativamente em diversas regiões do Brasil, influenciadas por uma massa de ar frio de origem polar. Este fenômeno climático traz geada para os estados do Sul, além de uma sensação de frio persistente que deve se espalhar pelo Sudeste, enquanto o Norte e a região Centro-Oeste desfrutam de um amanhecer gelado com promessa de um aumento nas temperaturas no decorrer do dia.
Diante deste cenário, é de suma importância conhecer as particularidades da previsão climática para as diferentes regiões do país, entendendo como essas variações podem afetar o cotidiano. Portanto, siga a leitura até o fim e prepare-se para a frente fria.
O que esperar da frente fria?
No Sul do Brasil, especificamente em áreas como a Serra e o Planalto Catarinense, além do Vale do Rio Grande do Sul, as temperaturas negativas marcam o início do dia da segunda-feira (1º), proporcionando condições para a formação de geada que é prevista para grande parte do Rio Grande do Sul (RS), interior de Santa Catarina e cidades mais ao sul do Paraná. Além disso, o tempo será caracterizado pela presença de névoa ou nevoeiro, especialmente nas áreas mencionadas, o que pode reduzir a visibilidade nas primeiras horas do dia.
Impactos da infiltração marítima
Avançando para o Sudeste, a infiltração marítima mantém o tempo instável entre São Paulo, sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo. Nas capitais como São Paulo e Rio de Janeiro, além da região de Vitória, espera-se um início de julho nublado com sensação de frio. Embora a chuva possa ser fraca a moderada em alguns momentos, o céu deverá se manter encoberto, dificultando a elevação das temperaturas durante o dia.
Tempo em julho
No Centro-Oeste, a semana começa gelada, especialmente no sul e interior de Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso e de Goiás. A região pode experimentar uma grande amplitude térmica, e são esperadas formações de nevoeiro que podem prejudicar a visibilidade nas áreas de Ponta Porã até Sete Quedas e Corumbá.
Já o Nordeste apresenta um tempo firme em grande parte do seu território. Áreas do interior desde a Bahia até o Piauí esperam um dia de sol e calor. No entanto, no litoral sul da Bahia, a infiltração marítima pode trazer chuvas fracas e aumentar a nebulosidade ao longo do dia.
Previsões da semana
Por último, mas não menos importante, confira um breve resumo de como será o tempo na primeira semana de julho:
- 1. Geada no sul do Paraná, incluindo Curitiba, e na maior parte do RS, incluindo Porto Alegre;
- 2. Rajadas de vento de até 70 km/h no litoral e sul do RS;
- 3. Ressaca com ondas de até 3,0 metros de altura desde o Chuí (RS) até Florianópolis (SC);
- 4. Alerta para pancadas de chuva forte, com raios e ventos no noroeste de São Paulo, sul e leste de Minas e no interior norte do Rio de Janeiro.