A maioria dos celulares possuem ações simples que podem aumentar a privacidade no seu aparelho. Se você já esteve em algum lugar público, como praça ou restaurante, com certeza já recebeu alguma notificação pedindo para você recomendar aquele local. Muitos se sentem menos seguros e até mesmo sua localização pode ser compartilhada.
Algumas funções podem acabar com esse tipo de rastreamento para fins publicitários, como localização, algoritmos específicos de redes sociais e até configurações de anonimato. Outras funções, como a autenticação em dois fatores, auxiliam na prevenção de golpes por clonagem. Especialmente nesse caso, a medida dificulta o acesso de golpistas, visto que um código é pedido quando seu número é usado.
Outra forma de manter a privacidade é desativando o rastreamento de suas atividades em aplicativos específicos. A medida proíbe que terceiros utilizem informações de local para finalidades comerciais. Para ativar a função, basta abrir qualquer aplicativo recentemente instalado e pedir para o app não rastrear suas atividades.
Outra medida bastante funcional é o uso de microfone e câmera em determinados apps que pedem acesso, como editores de vídeo/foto ou aplicativos de bancos. Para garantir maior segurança, uma boa opção é bloquear o acesso a esses apps logo depois de usá-los.
Outras funções que aumentam sua privacidade
Além das dicas expostas acima, existem outras funções que podem ser de grande ajuda na hora de manter sua segurança e sua privacidade ao usar seu dispositivo móvel. Alguns apps permitem que você utilize dados de sua localização apenas quando está fazendo uso da plataforma, como o iFood ou o Uber.
Outros apps podem ter a função desativada na aba “Configurações” (Ajustes, para iOS) e em “Serviços de localização”. Nessa aba, é possível verificar quais aplicativos utilizam sua localização. Em alguns casos, a aba “Localização Precisa” pode ser desativada, diminuindo informações acerca dos locais que você frequenta.