Atualmente, diversos hackers estão invadindo contas no Instagram e roubando diversas informações pessoais de milhões de usuários. Recentemente, uma usuária de São Paulo foi indenizada pelo Facebook Serviços Online do Brasil Ltda, pois teve sua conta no Instagram invadida. O problema pode custar caro para empresas e cidadãos comuns. Se você teve sua conta hackeada, é essencial saber o que fazer!
- Troque de senha
Mesmo com o ataque hacker, é possível tentar recuperar o perfil. Se você tiver acesso aos dados pessoais de sua conta, procure trocar de senha o mais rápido possível. Se perceber que o golpista tem acesso ao seu e-mail, coloque outro no momento da solicitação de mudança de senha.
2. Utilize a autenticação em duas etapas
Sempre deixe a autenticação em duas etapas ativada. Essa ferramenta permite que outros usuários, no momento em que tentarem acessar sua conta em outros dispositivos, sejam liberados apenas com um código enviado. A sequência de dígitos é configurada pelo Google Authenticator e dificulta a ação de golpistas e hackers.
3. Confira dispositivos autorizados
Outros dispositivos podem estar com acesso à sua conta do Instagram. Sendo assim, exclua todos os aparelhos que você desconhece. No próprio app existe a opção para desconectar remotamente aparelhos com acesso à conta.
Minha conta foi hackeada e agora?
Caso tenha notado que sua conta foi hackeada, o próprio Instagram possui uma página específica para casos assim. É o Instagram Hacked, destinado a contas que foram invadidas. No site, é possível preencher informações de sua conta que foi tomada e escolher algumas opções disponíveis, como:
- Confirmação de conta invadida;
- Se você esqueceu sua senha;
- Se perdeu acesso à autenticação de dois fatores;
- Se sua conta foi desativada;
- Se seu nome ou fotos foram usados para criação de uma nova conta, entre outras.