Isso mesmo! O WhatsApp pode banir usuários que descumprem as regras básicas da rede social. Presente em mais de 180 países e com mais de 130 milhões de usuários somente no Brasil, o mensageiro não é terra de ninguém. Isso porque o aplicativo pode banir alguns usuários por regras expostas no momento do cadastro do app. Veja 3 motivos que podem levar à suspensão de sua conta:
- Fake News: a era das mensagens falsas circulam cada vez mais pelo WhatsApp. Pensando nisso, o aplicativo proíbe a disseminação de notícias falsas pela plataforma. Questões políticas, sociais e econômicas, quando compartilhadas com alta frequência, podem ocasionar a suspensão da conta;
2. Envio em massa de mensagens: a disseminação de fake news e o envio em massa de mensagens estão intimamente ligados. O aplicativo é frequentemente usado em épocas de eleições para atrair votos e compartilhar mensagens partidárias. Assim, o encaminhamento de mensagens só está disponível em até 5 contatos por vez.
3. Falsidade ideológica: se passar por outra pessoa no aplicativo de mensagens pode configurar crime e levar à suspensão de sua conta, além de problemas judiciais fora da internet. Por isso, o WhatsApp pede informações pessoais no momento do cadastro no app.
WhatsApp Business também têm regras que não podem ser descumpridas
Para os usuários que utilizam a versão do WhatsApp comercial, chamado de WhatsApp Business, algumas regras também devem ser respeitadas para não ocasionar a suspensão de contas. Nessa modalidade, é proibida a comercialização de:
- Bebidas alcoólicas;
- Itens de tabacaria;
- Animais;
- Medicamentos.
Outras ações também são fiscalizadas pelo aplicativo, como estimular jogos de azar, conteúdos de assinaturas compartilhados, interação com usuários sem o compartilhamento de número e a circulação de mensagens com teor terrorista. A suspensão da conta pode ser definitiva ou temporária.