No último sábado (31), o astronauta Butch Wilmore, da NASA, ouviu um som incomum dentro da cápsula Starliner, que está acoplada à Estação Espacial Internacional (ISS) desde junho. O episódio o deixou intrigado, fazendo com que ele entrasse me contato com o Controle da Missão para relatar o ruído anormal que ouvia pelos alto-falantes da espaçonave.
“Há um barulho estranho vindo do alto-falante“, disse Wilmore, descrevendo o som como pulsante e repetitivo. “Eu não sei o que está fazendo isso“, informou à base terrestre. Abaixo, confira a gravação (em inglês) e o ruído ouvido pelo astronauta (via Olhar Digital, no YouTube):
Captação do barulho
Para conseguir identificar o ruído, Wilmore usou um dispositivo para transmitir o som ao Controle da Missão, que fica no Centro Espacial Johnson, em Houston, nos Estados Unidos. A equipe terrestre comparou o ruído a um “som de sonar”, algo muito incomum em situações espaciais.
Apesar do mistério, o astronauta se manteve tranquilo. “Tudo bem, nos avise se descobrir o que é“, disse. O Controle da Missão informou que a gravação seria analisada pela equipe técnica, que posteriormente o atualizaria sobre as descobertas.
Mistério desvendado pela NASA
De acordo com a agência espacial estadunidense, o som pulsante ouvido pelo astronauta parou. Isso porque o barulho foi resultado de uma configuração de áudio entre a estação espacial e a Starliner. Veja o que foi dito pela NASA:
“O sistema de áudio da estação espacial é complexo, permitindo que várias espaçonaves e módulos sejam interconectados, sendo comum a ocorrência de ruídos e feedbacks. A tripulação é orientada a contatar o controle da missão quando ouvir sons provenientes do sistema de comunicação“, informou a agência.
A equipe em solo garantiu que o feedback do alto-falante relatado por Wilmore não tem impacto técnico para a tripulação, a Starliner ou as operações da ISS, “incluindo a desacoplagem não tripulada da espaçonave da estação, prevista para não antes de sexta-feira, 6 de setembro“, ressaltou a NASA.
Preso no espaço
Há pouco mais de dois meses na ISS, os astronautas da NASA Suni Willians e Butch Wilmore foram enviados ao voo inaugural tripulado da espaçonave Starliner, da Boeing, para passar uma semana no satélite, mas o veículo não foi considerado seguro para garantir o retorno dos exploradores à Terra.
Por conta disso, a NASA definiu que seus dois astronautas irão retornar ao nosso planeta em uma cápsula Crew Dragon, da SpaceX, em fevereiro de 2025. Por outro lado, a espaçonave Starliner, irá desacoplar da ISS no dia 6 de setembro, por volta das 19h (horário de Brasília) e passará cerca de seis horas manobrando mais perto de casa antes de pousar em torno da 1h no Porto Espacial White Sands, no Novo México.