Morar fora do país é o sonho de vários brasileiros, seja pela qualidade de vida ou oportunidades de trabalho que o exterior proporciona. Segundo informações do Itamaraty, cerca de 4,2 milhões de brasileiros residem em outros países, sendo Estados Unidos, Japão, Paraguai, Reino Unido e Portugal os destinos mais procurados.
Ainda segundo o Itamaraty, esses cinco países são os que têm brasileiros residindo fora do país. Os Estados Unidos é o primeiro da lista, com 1,7 milhão; Portugal tem 276 mil, Paraguai vem em seguida com 240 mil, o Reino Unido tem 220 mil, e por último o Japão com 211 mil.
Esses são os dados oficiais, já que esse valor pode ser bem maior devido aqueles que vicem de forma ilegal nos países. Confira abaixo os detalhes sobre como é a vida dos brasileiros nos destinos citados.
Destinos com mais brasileiros
Estados Unidos – Esse é um destino muito procurado pelos brasileiros, tanto para viver quanto para visitar. Os estados que têm a maior quantidade de brasileiros são os seguintes:
- Massachusetts (23%);
- Flórida (20%);
- New Jersey (10,4%);
- Califórnia (8,7%);
- Nova York (7,1%).
Muito das pessoas que vão aos Estados Unidos para morar desejam com isso obter uma melhor estabilidade financeira. Para aqueles que vão para fazer intercâmbio, o país é considerado um dos melhores nesse ramo.
Portugal – Esse é um país muito buscado para se viver, principalmente pela proximidade da língua e até da cultura. A cidade que concentra o maior número de brasileiros é a capital Lisboa.
Paraguai – Por fazer fronteira com o Brasil, esse país é um destino muito procurado. A maior parte dos brasileiros que se mudam para o Paraguai vão em busca de iniciar um negócio ou para estudar medicina.
Reino Unido – Essa nação forma tem a sua maior comunidade latino-americana formada por brasileiros, e possuí até uma região conhecida como “pequeno Brasil”. O destino, assim como o Brasil, possui o sistema de saúde público, e isso é um atrativo para muitas pessoas.
Japão – Esse país também tem uma das maiores comunidades brasileiras no exterior, sendo a maioria dos que moram lá, descendentes de japoneses. Existem muitas diferenças culturais entre os países, mas como as oportunidades de emprego são atrativas, esse fator se torna apenas um detalhe.