Na última quinta-feira (27), o prefeito de Olinda (PE), Professor Lupércio, assinou o edital do maior concurso público do município, com 449 vagas. O texto foi publicado no Diário Oficial na sexta-feira (28). Com o novo certame, a atual gestão torna-se a que mais ofereceu oportunidades em cargos efetivos em toda a história da cidade pernambucana. Nas próximas linhas, você confere todos os detalhes sobre o processo seletivo.
Inclusive, a inscrição na seletiva foi aberta no dia 28 de junho — e pode ser feita neste link —, enquanto a realização da prova objetiva foi marcada para 17 de novembro. A seleção disponibilizará vagas para diversas secretarias, em mais de sete áreas. Segundo o edital, são 229 oportunidades para a Saúde e 180 para Gestão Urbana, Patrimônio e Cultura, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Obras, Meio Ambiente e Planejamento Urbano, além da Secretaria de Gestão de Pessoas e Administração, que vem gerenciando o concurso. Os demais critérios, como a distribuição de funções, carga horária, requisitos e demais pontos, também estarão no documento.
Vale destacar que os postos ficarão disponíveis para ocupação imediata e formação de cadastro reserva, abrangendo os níveis de escolaridade médio, técnico e superior. A expectativa da prefeitura, segundo o Instituto de Apoio à Fundação Universidade de Pernambuco (IAUPE), responsável pelo edital, e a Procuradoria Geral de Olinda, é que mais de 10 mil cidadãos participem do concurso público. Vale destacar que os interessados devem pagar a taxa de inscrição que custa R$ 100 para os níveis médio e técnico e R$ 120 para nível superior.
Garantido empregos
A secretária de Gestão de Pessoas e Administração de Olinda, Maria do Carmo, reconhece a importância de mais um concurso na cidade e reforça o trabalho realizado durante os últimos oito anos de gestão do Professor Lupércio.
“Nós já realizamos concursos para professores, para a Guarda Municipal, e está em andamento para Agentes de Trânsito. Este vai ser para várias secretarias, sendo o maior em número de vagas nos últimos 15 anos aqui no município. Essas 449 vagas irão trazer uma maior eficiência na gestão dos serviços públicos oferecidos à população de Olinda. As provas estão previstas para o dia 17 de novembro e tão logo seja conduzido e concluído o concurso, esses candidatos efetivamente serão nomeados e tomarão posse para fazerem parte do quadro efetivo da Prefeitura de Olinda“, garantiu a secretária.
Já o prefeito de Olinda destacou a importância de ter uma equipe preparada e engajada, reconhecendo o trabalho de todos os servidores do município.
“Eu tenho o maior prazer em anunciar mais um concurso, que é um dos maiores em número de vagas dos últimos anos. Em oito anos de gestão, oferecemos um total de 713 vagas em concurso para educação, guardas municipais e agentes de trânsito, somado a esse novo concurso que assinamos, hoje, o edital. Ele vai trazer mais 449 pessoas para trabalhar em equipe. Ninguém faz nada sozinho e por isso quero agradecer a todos os servidores da cidade, desde os garis, os porteiros, vigilantes, administrativos“, pontuou Lupércio.