A Prefeitura de Alhandra, na Paraíba, está promovendo um novo concurso público para preencher 16 vagas na Guarda Municipal, oferecendo estabilidade profissional e um salário inicial de R$ 1.575,60 para aqueles que forem aprovados na seletiva. Portanto, se você almeja ingressar no segmento da segurança pública, não deixe essa oportunidade de ouro passar.
Para que você fique por dentro de todos os detalhes sobre o processo seletivo, reunimos as informações mais relevantes divulgadas pela gestão local, como os requisitos mínimos para realizar o exame, o processo de inscrição e as etapas do concurso. Logo, siga a leitura até o fim e prepare-se para a seletiva de Guarda Municipal.
Guia sobre o concurso público
Requisitos básicos exigidos
Antes de prosseguir com a inscrição para a seletiva da Guarda Municipal de Alhandra, certifique-se de atender aos seguintes critérios:
- 1. Conclusão do ensino médio;
- 2. Possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias “AB”;
- 3. Estar apto física e mentalmente para exercer as funções inerentes ao cargo de Guarda Municipal.
Como se inscrever?
A instituição responsável pela organização do certame, a Educa PB, facilitou o processo de inscrição. Com isso, tudo pode ser feito online, por meio do site oficial, até o dia 30 de junho deste ano. Contudo, será preciso arcar com uma taxa de inscrição no valor de R$ 80,00, sendo de suma importância para garantir a participação no concurso público. Inclusive, vale frisar que o pagamento deve ser feito até o próximo dia 30 de junho.
Etapas do certame
O concurso para Guarda Municipal de Alhandra envolve uma série de etapas, pensadas para selecionar os candidatos aptos para o cargo. Dito, veja a seguir as etapas deste certame:
- 1. Prova objetiva
A primeira fase consiste em uma prova objetiva, com 40 questões de múltipla escolha, abrangendo conhecimentos gerais e específicos relacionados às atribuições da Guarda Municipal. No entanto, essa etapa tem caráter eliminatório e classificatório, sendo fundamental para avançar no processo seletivo.
- 2. Teste de aptidão física
Aqueles que obtiverem aprovação na prova objetiva enfrentarão um teste de aptidão física. Como é de se imaginar, essa avaliação prática tem como objetivo verificar se os candidatos possuem a resistência e a capacidade física necessárias para lidar com as demandas diárias do cargo.
- 3. Exames médicos e psicotécnicos
A saúde física e mental dos participantes também será avaliada por meio de exames médicos e psicotécnicos. Diante disso, essa etapa assegura que apenas indivíduos plenamente aptos sejam selecionados para exercer as funções de Guarda Municipal, visto que a profissão exige um profissional equilibrado.
- 4. Investigação social
Além das habilidades técnicas, a conduta ética e a integridade dos candidatos também serão analisadas. Sendo assim, uma investigação social minuciosa será conduzida pela organização do processo seletivo, examinando os antecedentes pessoais, criminais e profissionais de cada participante.
- 5. Curso de formação
Por fim, os aprovados em todas as etapas mencionadas há pouco participarão de um curso de formação intensivo, projetado especificamente para preparar os futuros Guardas Municipais para os desafios e responsabilidades inerentes ao cargo.