Os brasileiros inscritos em um dos principais programas do Governo Federal, o Bolsa Família, já podem começar a comemorar: o 13º será liberado neste mês de agosto. Nas próximas linhas, veja se você está na lista dos felizardos que vão receber o montante no valor de R$ 150.
Por se tratar de uma iniciativa de cunho assistencial, ele é diferente de um abono salarial, como o concedido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), por exemplo. Sendo assim, o Governo de Pernambuco informou que realizará o repasse do 13º do Bolsa Família, sendo uma iniciativa estadual.
Em outras palavras, o recurso adicional não será disponibilizado para todos os inscritos no Bolsa Família em terras brasileiras. Ou seja, apenas famílias pernambucanas serão contempladas com o valor extra. Caso tenha ficado com alguma dúvida, siga a leitura para mais informações.
Quem vai receber o 13º do Bolsa Família?
Para ter acesso ao abono, o titular deve ter recebido o benefício por pelo menos seis meses ao longo de 2023. A norma em questão tem como principal objetivo garantir que o maior número de segurados em situação de vulnerabilidade social e econômica recebam a quantia.
Vale destacar que não há necessidade de realizar um novo cadastro para receber o dinheiro. O único pré-requisito do Governo de Pernambuco é estar em dia com o Bolsa Família para facilitar o recebimento dos R$ 150. De acordo com as autoridades locais, estima-se que 909.893 mil famílias sejam agraciadas.
Quando vão depositar o abono?
Ainda de acordo com o governo pernambucano, a quantia extra será repassada junto com a parcela padrão do Bolsa Família. Sendo assim, as famílias elegíveis devem seguir o cronograma previamente estabelecido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) em parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF). Lembrando que o calendário é baseado no último dígito do Número de Identificação Social (NIS) dos segurados. Dito isso, veja quando os pagamentos serão feitos neste mês de abril:
- Beneficiários com NIS terminado em 1: depósito no dia 19 de agosto;
- Beneficiários com NIS terminado em 2: depósito no dia 20 de agosto;
- Beneficiários com NIS terminado em 3: depósito no dia 21 de agosto;
- Beneficiários com NIS terminado em 4: depósito no dia 22 de agosto;
- Beneficiários com NIS terminado em 5: depósito no dia 23 de agosto;
- Beneficiários com NIS terminado em 6: depósito no dia 26 de agosto;
- Beneficiários com NIS terminado em 7: depósito no dia 27 de agosto;
- Beneficiários com NIS terminado em 8: depósito no dia 28 de agosto;
- Beneficiários com NIS terminado em 9: depósito no dia 29 de agosto;
- Beneficiários com NIS terminado em 0: depósito no dia 30 de agosto.
Consulta ao benefício
Por último, mas não menos importante, vale destacar que os beneficiários do Bolsa Família podem sanar dúvidas e consultar os recursos recebidos diretamente pelo aplicativo bancário Caixa Tem (disponível para Android e iOS). Portanto, dentro dos próximos dias, fique atento ao app para não perder nenhuma novidade relacionada ao programa do Governo Federal.