As famílias contempladas pelo Bolsa Família devem ficar atentas ao mais recente comunicado emitido pelo Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), sistema que serve como porta de entrada para diversas iniciativas assistenciais. O informe divulgado destaca que, a partir do dia 19 de agosto, todos os 20 milhões de beneficiários vão começar a receber os pagamentos do programa de transferência de renda diretamente no aplicativo bancário Caixa Tem (disponível para Android e iOS).
A orientação do CadÚnico é que os segurados consultem o cronograma elaborado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) em parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF). Fazendo isso, o titular e seus dependentes vão saber quando o depósito dos R$ 600 será feito.
Bolsa Família: nova rodada de pagamentos finalmente é confirmada
Vale lembrar que os repasses ocorrem sempre nos últimos 10 dias úteis de cada mês — com exceção de dezembro, quando o calendário é antecipado por conta das festas de fim de ano. Além disso, para evitar tumultos e garantir que todos recebam o dinheiro no dia exato, o cronograma é baseado no Número de Identificação Social (NIS) dos segurados. Confira:
- Beneficiários com NIS terminado em 1: depósito no dia 19 de agosto;
- Beneficiários com NIS terminado em 2: depósito no dia 20 de agosto;
- Beneficiários com NIS terminado em 3: depósito no dia 21 de agosto;
- Beneficiários com NIS terminado em 4: depósito no dia 22 de agosto;
- Beneficiários com NIS terminado em 5: depósito no dia 23 de agosto;
- Beneficiários com NIS terminado em 6: depósito no dia 26 de agosto;
- Beneficiários com NIS terminado em 7: depósito no dia 27 de agosto;
- Beneficiários com NIS terminado em 8: depósito no dia 28 de agosto;
- Beneficiários com NIS terminado em 9: depósito no dia 29 de agosto;
- Beneficiários com NIS terminado em 0: depósito no dia 30 de agosto.
Liberação do Auxílio Gás em agosto
Sendo pago bimestralmente, isto é, a cada dois meses, o Auxílio Gás, também conhecido como Vale Gás em algumas regiões, será distribuído em agosto. Cabe mencionar que o benefício não é exclusivo do Bolsa Família, sendo concedido para brasileiros que estão devidamente inscritos no CadÚnico ou que recebam o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
No entanto, segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), responsável por calcular o preço médio do botijão de gás de 13 kg em todo território nacional, o valor do auxílio ainda não foi definido. Todavia, se levarmos em conta o pagamento feito no mês de junho, o montante deve girar em torno de R$ 102, ajudando os contemplados a adquirirem o item doméstico sem comprometer o orçamento mensal.
Além disso, o Auxílio Gás possui uma lista de prioridade, contemplando, primeiro, mães solteiras ou que tenham sofrido algum tipo de violência doméstica. Ao atender esse público, o CadÚnico passa a liberar o dinheiro para os demais beneficiários, contanto que haja disponibilidade nos recursos públicos.