Os últimos pagamentos de janeiro para o Bolsa Família serão realizados esta semana para quem possui o Número de Identificação Social (NIS) terminado em 9 ou 0 (zero).
O pagamento para o NIS com final 9 devia ocorrer apenas na segunda-feira, mas foi antecipado conforme ocorre em todos os depósitos previstos para as segundas, eles são realizados no sábado anterior ao pagamento.
Assim, já podem movimentar o dinheiro da parcela pelo aplicativo Caixa Tem ou sacar a quantia de no mínimo R$ 600. Quanto a quem tem o NIS terminado em zero, o pagamento será feito na terça-feira, dia 31 de janeiro.
É importante lembrar que os beneficiários tem até 120 dias para movimentar ou sacar a quantia depositada pela Caixa Econômica Federal. Depois desse prazo o valor retorna ao governo e não pode mais ser retirado.
Como ter acesso ao Bolsa Família em 2023?
O programa social continua utilizando os dados do Cadastro Único para identificar famílias que possuem direito aos repasses mensais e conceder o valor mensal.
Assim, para fazer parte do programa os cidadãos em situação de vulnerabilidade social devem procurar o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo e fazer a inscrição. Não é preciso ir toda a família, mas deve ir um representante familiar, de preferência a mulher.
Para se inscrever no CadÚnico a família deve ter uma renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa, ou três salários mínimos como renda familiar.
O representante familiar deve ser uma pessoa com pelo menos 16 anos. O responsável precisa levar o CPF ou Título de Eleitor quando for fazer o registro.