Nos últimos meses, o Governo Federal adotou uma política de antecipação dos pagamentos do Bolsa Família, permitindo apoio imediato e sem complicações para os mais vulneráveis. Inclusive, cabe mencionar de antemão que a medida seguirá em vigor, mas somente alguns beneficiários terão direito ao montante mais cedo.
Isso porque o cronograma padrão do programa de transferência de renda costuma ser aplicado para todos, a menos que ocorra alguma excepcionalidade que exija a antecipação. Este é o caso, por exemplo, dos segurados que moram no Rio Grande do Sul (RS).
Vale lembrar que o Bolsa Família é destinado para os brasileiros considerados de baixa renda, com proventos de até R$ 218 por pessoa. No entanto, a liberação só ocorre caso esteja devidamente inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), a base de dados governamental que mapeia os cidadãos vivendo na linha da pobreza e extrema pobreza.
Além do valor mínimo de R$ 600, os agraciados pela iniciativa social também recebem benefícios adicionais, contanto que atendam aos critérios exigidos em cada um deles. A consulta atualizada geralmente pode ser feita na semana em que os pagamentos mensais têm início.
Bolsa Família: antecipação de setembro
O benefício que compete ao mês de setembro será pago a partir do dia 17, considerando o escalonamento feito a partir do último dígito do Número de Identificação Social (NIS). Contudo, alguns segurados terão direito ao valor já no primeiro dia do cronograma, independentemente do NIS.
Como informado há pouco, aqueles que vivem em cidades do RS terão acesso antecipado por conta do decreto vigente que concede o adiantamento até dezembro de 2024. Sendo assim, todos os beneficiários do programa que moram no Estado receberão logo no primeiro dia da distribuição.
A medida também abrange os inscritos que residem em outros Estados, desde que suas localidades estejam em estado atual de calamidade ou emergência pública. Cabe destacar que a lista das cidades é atualizada mensalmente e pode ser conferida no site Gov.br.
Tirando esses casos específicos, as normas seguem as mesmas. Quaisquer dúvidas podem ser sanadas no aplicativo do Bolsa Família (disponível para Android e iOS). Se preferir, também é possível ser atendido pelo Disque Social 121 do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
Calendário padrão
Os contemplados sem antecipação do cronograma receberão o valor de setembro com base no escalonamento do NIS, começando pelos que possuem dígito final 1 no documento. Em suma, os repasses são feitos nos últimos 10 dias úteis de cada mês. Dito isso, confira todas as datas:
- NIS final 1: depósito no dia 17 de setembro;
- NIS final 2: depósito no dia 18 de setembro;
- NIS final 3: depósito no dia 19 de setembro;
- NIS final 4: depósito no dia 20 de setembro;
- NIS final 5: depósito no dia 23 de setembro;
- NIS final 6: depósito no dia 24 de setembro;
- NIS final 7: depósito no dia 25 de setembro;
- NIS final 8: depósito no dia 26 de setembro;
- NIS final 9: depósito no dia 27 de setembro;
- NIS final 0: depósito no dia 30 de setembro.