Com o mundo cada mais tecnológico, as fraudes ficaram cada vez mais comuns em pagamentos e principalmente nos cartões de crédito. Alguns golpes já renderam mais de R$ 3 milhões para quadrilhas. Com diversos tipos de pagamentos online, alguns sites e plataformas podem tomar seus dados.
Com seus dados em mãos, os golpistas podem realizar pagamentos e estourar o limite do seu cartão de crédito em cerca de minutos.
De qualquer forma, para evitar qualquer golpe em seu cartão de crédito, é necessário ficar atento à ligações recebidas e não passar dados através de e-mails ou mensagens recebidas por aplicativos mensagens.
Golpes no cartão de crédito para ficar atento
Dentre os mais famosos golpes de cartão de crédito, separamos três para você conhecer e evitar. Veja:
- Golpe da ligação
Talvez um dos mais conhecidos, visto que é utilizado contra pessoas que possuem um aparelho celular. O golpista liga em seu nome e diz que você foi vítima de uma fraude. Para isso, a vítima passa o número do cartão de crédito, para evitar a possível fraude. É feita uma visita à vítima, afirmando que o cartão precisa ser recolhido.
Após isso, os golpistas podem usar o seu cartão da forma que quiserem.
2. Phishing
Os fraudadores criam uma página falsa de banco ou loja virtual e a divulgam pelas redes sociais. No momento em que você efetua alguma compra ou se cadastra na falsa instituição financeira, os golpistas tomam todos os deus dados, inclusive do cartão de crédito.
3. Clonagem
A clonagem física também é um dos métodos mais utilizados pelos fraudadores, visto que um chip é utilizado em maquinas de cartões; essas podem estar com os visores quebrados ou com softwares que quebram a segurança e expõem seus dados.