O governo de Bolsonaro começou a entrega dos novos cartões para retirada do benefício Auxílio Brasil em 2022, o objetivo era acabar com qualquer resquício do antigo programa, do governo petista. Contudo, com a volta de Lula à Presidência, o novo item ainda será válido para saques do Bolsa Família?
A primeira parcela do Bolsa Família do ano já está sendo paga, tendo início na quarta-feira (18/01) para as famílias com o Número de Identificação Social – NIS terminado em 1, as quantias podem ser retiradas em terminais de autoatendimento, lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e em agências da Caixa.
Para conseguir sacar a parcela mínima de R$ 600 do Bolsa Família os beneficiários geralmente utilizam o cartão do programa e apresentam um documento de identificação, conforme requerido. É importante lembrar que o saque também pode ser feito sem o cartão através de recurso do aplicativo Caixa Tem.
Porém, para quem prefere usar o modo convencional, de saque pelo cartão, o atual governo garantiu que os beneficiários não terão que trocar ou atualizar os cartões.
O cartão do Auxílio Brasil ainda é válido para sacar o Bolsa Família?
O cartão do Auxílio Brasil além de permitir o saque ainda deu a oportunidade de fazer pagamentos em débito. Contudo, como a entrega ocorreu no último ano do governo de Bolsonaro, o cartão atende apenas 8,5 milhões de beneficiários, dos 21 milhões que recebem a parcela mensal do programa.
Os que ganharam o cartão com o nome do Auxílio Brasil podem usar o item para para sacar e movimentar os novos repasses do Bolsa Família em 2023.
A entrega dos cartões ocorreu de forma gradativa até o final do ano passado, tendo por prioridade famílias que ingressaram no programa a partir de novembro de 2021, também era avaliado se estas famílias recebiam os pagamentos em poupança digital.