Se você recebeu recentemente alguma mensagem suspeita no WhatsApp ou em SMS, fique atento: um novo golpe está sendo aplicado com a ajuda de celulares e aplicativos de mensagem. O golpe envolve um suposto dinheiro “esquecido” no Banco Central (BC) e que pode ser sacado pelas vítimas.
O golpe é decorrente da liberação do Sistemas de Valores a Receber (SVR) pelo BC. Na época, era possível saber se havia algum valor esquecido para sacar em algumas instituições bancárias. O acesso foi bloqueado em abril de 2022 e a pesquisa não tem data para ser retomada. Como muitos não sabem disso, criminosos tem aproveitado a oportunidade.
O golpe consiste no seguinte: os criminosos entram em contato com a vítima através do WhatsApp ou SMS e informam que o indivíduo possui um valor específico de dinheiro para receberem do Banco Central. Os criminosos enviam um link para que o usuário acesse.
O link envia a vítima para um site malicioso que só abre em smartphones, onde é pedido o preenchimento de várias informações, como nome completo e CPF. Após os dados pessoas terem sido preenchidos, um suposto valor de R$ 1.915 aparece e uma chave Pix é solicitada. Com os dados, os criminosos conseguem abrir contas no nome da vítima.
Como se proteger do golpe financeiro
É essencial saber, primeiramente, que o Banco Central não entra em contato com ninguém através de mensagens por WhatsApp ou SMS. Assim, não clique em nenhum link que é enviado através dessas plataformas. Em caso de recebimento, bloqueie imediatamente o contato.
Se você acredita que caiu nesse golpe, o ideal é procurar a Polícia Civil e realizar um boletim de ocorrência, para que as possíveis contas abertas em seu nome sejam desconsideradas e os danos não sejam tão grandes.