Na próxima semana começa o primeiro pagamento do Bolsa Família em 2023. Para sacar as quantias o beneficiário deve apresentar o cartão do programa social, acompanhado de um documento de identificação.
No entanto, é possível fazer a retirada da parcela de R$ 600 sem a necessidade do cartão. Conhecer o processo pode ser muito útil nos casos em que você não consegue encontrar o item ou viajou para outra cidade sem levar o cartão do benefício.
O repasse do Bolsa Família é realizado pela Caixa Econômica Federal através do depósito da parcela na Conta Poupança Social Digital. Ela é aberta no nome do responsável familiar automaticamente.
É importante lembrar que a liberação do benefício só acontece após a realização do registro no Cadastro Único.
As parcelas do Bolsa Família em 2023 serão depositadas nos últimos 10 dias do mês, como já acontecia, apresentando antecipação de pagamento apenas no mês de dezembro, quando o repasse será encerrado antes das festividades de final de ano.
Como retirar o dinheiro do Bolsa Família sem o cartão do benefício?
Para sacar o benefício sem o cartão é necessário fazer o download do aplicativo Caixa Tem, depois você deve ir ao local do saque (caixas eletrônicos, agências da Caixa ou lotéricas), fazer login no app e escolher a opção “Saque”.
Após esse primeiro processo você deve digitar o valor que deseja retirar da conta e clicar em “Gerar código de saque”. Agora observe o caixa eletrônico, no visor vai aparecer a opção “Saque Sem Cartão”, digite o número do seu CPF e tecle “Continuar”.
O caixa eletrônico vai solicitar o código de seis números gerado no aplicativo, informe o código e finalize a operação sacando a quantia. O código gerado para autorizar o saque só fica válido por até 1 hora, caso você não faça o saque durante este período deverá seguir os mesmos passos e gerar um novo código.