Quando solicitamos um cartão de crédito a instituição financeira que o emite realiza uma análise, onde avalia diversos critérios, para determinar o limite de crédito. Para ajudar na liberação de mais limite é importante entender o que pode influenciar na análise.
O limite do cartão de crédito é um produto de confiança, funcionando como um empréstimo. Dessa forma, ele é concedido segundo a segurança que a instituição tem de receber o valor de volta, oferecendo crédito para ser quitado em curto prazo e sem juros, se o pagamento respeitar a data limite.
Os fatores avaliados durante uma análise de crédito variam conforme a instituição financeira, no entanto, alguns critérios são comuns a todas. A interpretação desses dados influencia na liberação do cartão, bem como do seu limite:
- Sua renda mensal: a análise das instituições financeiras consideram o ganho mensal, no entanto, por si só a renda não vai garantir um limite alto, ela é usada unicamente como uma maneira de perceber a capacidade de pagamento da fatura;
- Histórico de pagamento: um dos critérios mais importantes, avalia questões como nome negativado e atrasos em pagamentos de outras dívidas. Assim, caso você possua alguma inadimplência é recomendável negociar e quitar a dívida antes de solicitar o cartão;
- Score de crédito: a pontuação do score, que vai de 0 a 1.000, serve como um indicador para o relacionamento financeiro que você tem com as instituições, sendo definida pela Serasa. O score agrupa informações que mostram a probabilidade da pessoa pagar o que deve sem atrasar, dessa forma, um score baixo vai dificultar a liberação do cartão.
É importante destacar que cada critério serve como um identificar individual, influenciando na liberação do limite. Dessa forma, a análise é refeita periodicamente pelas instituições e sofre mudanças conforme alterações nestes e em outros fatores da sua vida financeira, como aumento no salário, por exemplo.