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Canal Consulta Pública

Correios iniciam atendimento a aposentados e pensionistas do INSS

Milena Armando Por Milena Armando
02/06/2025
Em Notícias, INSS
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Os Correios começaram a oferecer atendimento presencial para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que sofreram descontos indevidos em seus benefícios. 

Desde a última sexta (30), os beneficiários podem se dirigir às agências para consultar, contestar e acompanhar a análise desses descontos. Este serviço é uma resposta à crescente demanda por soluções rápidas e eficientes para os problemas enfrentados por aposentados e pensionistas. 

A expectativa é que o atendimento nas agências dos Correios facilite o processo de contestação e traga mais transparência para os beneficiários.

Quais serviços estão disponíveis nas agências dos Correios?

Os aposentados e pensionistas têm acesso a uma série de serviços nas agências dos Correios. Entre as principais opções disponíveis estão:

  • Consultar a existência de desconto: Verificar se há descontos aplicados ao benefício.
  • Requerer contestação de descontos não autorizados: Iniciar o processo de contestação para descontos que não foram previamente autorizados.
  • Reconhecer autorização de algum desconto: Confirmar se um desconto foi devidamente autorizado.
  • Consultar resultado da contestação: Após 15 dias, é possível verificar o resultado do processo de contestação.
  • Analisar e contestar documentação apresentada pela associação: Avaliar documentos apresentados e, se necessário, contestá-los.
  • Imprimir protocolo com orientações: Receber um protocolo com instruções para contato com o 135 e o portal Meu INSS.

Como está organizado o atendimento nas agências?

Para atender à demanda, cerca de 5 mil agências dos Correios foram habilitadas em todos os estados do Brasil. Além disso, para regiões que não possuem agências habilitadas, estão sendo planejadas ações itinerantes e mutirões de atendimento. Essa estratégia visa garantir que todos os beneficiários tenham acesso ao serviço, independentemente de sua localização.

Não é necessário levar comprovantes ou extratos para ser atendido. Basta apresentar um documento de identificação oficial. Essa simplificação no processo de atendimento visa agilizar o serviço e facilitar o acesso dos beneficiários às informações necessárias.

Com a implementação deste serviço, espera-se que o número de aposentados e pensionistas que buscam reaver valores descontados sem autorização dobre, passando de 2,1 milhões para 4,2 milhões no início de junho.

Tags: aposentadoriaCorreiosdescontos indevidosINSSpensionistas
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