domingo, setembro 28, 2025
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Equipe
  • Sobre
Canal Consulta Pública
  • Home
  • Notícias
    • Dicas e Curiosidades
    • FGTS
    • INSS
  • Bolsa Família
  • Finanças
  • Tecnologia
  • Educação
  • Economia
  • Contato
    • Sobre – Quem Somos
    • Equipe
    • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos os resultados
Canal Consulta Pública

Nunca mais leve multa! Saiba como descobrir a velocidade máxima da via

Alan da Silva Por Alan da Silva
18/11/2024
Em Dicas e Curiosidades
0

No Brasil, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) serve como referência fundamental para a segurança nas vias urbanas e rodoviárias, especialmente na ausência de sinalização específica. Com o objetivo de evitar acidentes e promover um tráfego mais fluido, os limites de velocidade estabelecidos são cruciais para orientar motoristas.

Sem a presença de sinalização, o CTB estabelece limites de velocidade que variam entre 30 e 80 km/h nas vias urbanas. Estes limites são determinados pelo tipo de via, proporcionando um guia claro para condução segura.

  • Vias locais: 30 km/h.
  • Vias coletoras: 40 km/h.
  • Vias arteriais: 60 km/h.
  • Vias de trânsito rápido: 80 km/h.

Em rodovias, os limites são ligeiramente diferentes, adaptando-se ao fluxo mais rápido dos veículos. Em pistas duplas, automóveis e veículos similares podem trafegar a 110 km/h, enquanto rodovias de pista simples permitem até 100 km/h para automóveis.

Outros tipos de veículos devem respeitar o limite de 90 km/h nessas rodovias. Já nas estradas, o limite é fixado em 60 km/h.

Como os motoristas podem se adaptar às condições locais

Apesar dos limites predefinidos pelo CTB, a responsabilidade também recai sobre os motoristas, que devem avaliar constantemente as condições da via. Fatores como a presença de pedestres, ciclistas, e proximidade de escolas e hospitais, exigem que a velocidade seja reduzida para evitar acidentes potenciais.

A capacidade de adaptação às condições variáveis da via é um dos aspectos mais críticos para garantir a segurança de todos os usuários do trânsito.

Além das orientações do CTB, muitos municípios adotam diretrizes da Organização das Nações Unidas (ONU) para ajustar os limites de velocidade, com o intuito de diminuir o número de acidentes graves. Estas diretrizes incentivam políticas locais que resultam em mudanças nas áreas urbanas, com a meta de diminuir drasticamente as fatalidades no trânsito.

Post anterior

Adicional de R$ 250 no Caixa Tem para quem cumprir 3 requisitos

Próximo post

O que estava acontecendo quando Janja xingou Elon Musk

Próximo post
O que estava acontecendo quando Janja xingou Elon Musk

O que estava acontecendo quando Janja xingou Elon Musk

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Canal Consulta Pública

O Canal Consulta Pública é referência na apuração jornalística de programas sociais, Bolsa Família, Cadastro Único, INSS e finanças pessoais para brasileiros.

Leia agora!

  • Estratégias Infalíveis para Dominar suas Finanças e Combater a Ansiedade
  • Brasiliense revela 5 dicas que garantiram sucesso no concurso do TCU
  • Descubra os Riscos Ocultos dos Aplicativos Fitness para Sua Privacidade

Notícias recentes

Aposentados: Como Recuperar Descontos Indevidos com o Novo Acordo Governamental

Estratégias Infalíveis para Dominar suas Finanças e Combater a Ansiedade

27/09/2025
Semana da Educação Cidadã: Novo Passo para a Política no Brasil

Brasiliense revela 5 dicas que garantiram sucesso no concurso do TCU

27/09/2025
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Equipe
  • Sobre

© 2025 Consulta Pública - Projeto criado e administrado pela Caprara Network.

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Notícias
    • Dicas e Curiosidades
    • FGTS
    • INSS
  • Bolsa Família
  • Finanças
  • Tecnologia
  • Educação
  • Economia
  • Contato
    • Sobre – Quem Somos
    • Equipe
    • Política de Privacidade

© 2025 Consulta Pública - Projeto criado e administrado pela Caprara Network.