Passo a passo para você descobrir o número do PIS

Alternativas são diversas. Valores estão sendo repassados para milhões de trabalhadores.

No Brasil, o número do Programa de Integração Social (PIS) é uma informação essencial para os trabalhadores. Este número identifica os cidadãos junto aos programas sociais e de benefícios, como o abono salarial, seguro-desemprego e Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Conhecer o número do PIS é vital tanto para acessar esses serviços quanto para entender seu registro de trabalho e contribuições sociais. Existem várias maneiras de consultar o número do PIS, desde o cartão cidadão até aplicativos modernos.

Para trabalhadores que necessitam localizar seu número do PIS, há diversas opções. Algumas das mais práticas incluem:

  • Consultar a carteira de trabalho física, onde o número deverá estar anotado.
  • Usar a Carteira de Trabalho Digital, um aplicativo (disponível para Android e iOS) que facilita a consulta do número do PIS e outros registros trabalhistas.
  • Entrar em contato telefônico com a Caixa Econômica Federal, utilizando o serviço do Cartão Cidadão pelo número 0800-7260207, disponível de segunda a sexta.
  • Utilizar o aplicativo Caixa Trabalhador.

O que é o PIS, Pasep e NIT?

O PIS é uma contribuição feita por empresas aos cofres públicos, cujo objetivo é financiar o pagamento de benefícios sociais, como o seguro-desemprego e o abono salarial para trabalhadores de baixa renda. 

Em paralelo ao PIS, há o Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público), voltado a funcionários públicos. Já o NIT (Número de Identificação do Trabalhador) é direcionado para autônomos e trabalhadores sem registro formal, permitindo sua contribuição ao INSS.

Possuir e saber consultar o número do PIS é fundamental para todos os trabalhadores com registro formal (carteira assinada) no Brasil. Este número, além de facilitar o acesso a programas sociais essenciais, garante que o trabalhador possa verificar seus direitos ao FGTS, abono salarial, entre outros benefícios trabalhistas.

Como medida de segurança, recomenda-se manter o documento em local de fácil acesso e realizar consultas regulares para garantir que todos os registros estão corretos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.