Principal birô de crédito do Brasil, a Serasa se relaciona com milhões de brasileiros todos os dias, apoiando-os em suas jornadas financeiras nos diversos canais de comunicação disponibilizados, visando a transparência e o acesso rápido à informações importantes. Por sua grande proximidade com o consumidor brasileiro, o órgão de proteção ao crédito tornou-se uma das marcas mais visadas por golpistas, especialmente por meio das redes sociais. Logo, é preciso ficar atento aos diversos anúncios falsos que são veiculados na internet.
Diante deste cenário e visando proteger os consumidores contra fraudes, a Serasa desenvolveu um canal especial para receber denúncias e uma ferramenta para derrubar páginas fraudulentas, tornando o ambiente digital mais seguro. Com os relatos, 18.500 páginas fakes já foram retiradas do ar de janeiro a agosto de 2024.
Promessas enganosas para elevar a pontuação de Score ou ofertas milagrosas para limpar o nome são as falácias prediletas dos golpistas da internet, sempre utilizando imagens apelativas, mensagens chamativas e senso fake de urgência, gerando ansiedade no público. “Os criminosos mentem que são representantes da Serasa ou garantem ter um ‘contato quente’ dentro da empresa”, alerta Patrícia Camillo, Gerente de Prevenção a Fraudes da Serasa.
Criminosos estão utilizando Inteligência Artificial (IA) para ludibriar consumidores
Infelizmente, neste ano, a sofisticação dos criminosos aumentou, visto que houve um aumento no volume de vídeos manipulados com Inteligência Artificial (IA), que forjam imagem e voz de celebridades, políticos conhecidos ou jornalistas renomados, no intuito de passar maior credibilidade ao golpe. Neste tipo de crime, os fraudadores oferecem acordos fictícios e descontos agressivos para atrair usuários mais vulneráveis, justamente os que estão em busca de reorganizar suas finanças e sair do vermelho. Para enfrentar essas armadilhas, a Serasa conta com suporte jurídico e apoio das próprias plataformas de redes sociais.
Denúncias podem ser feitas no canal oficial da Serasa no WhatsApp
Para ajudar a mitigar os golpes, a Serasa reforça o Canal de Denúncias disponível no site e no aplicativo para celulares com sistemas Android e iOS. Além disso, o birô de crédito oferece um canal direto para denúncias de fraudes via chat na Central de Ajuda e em seu WhatsApp oficial, no número (11) 9 9575-2096.
Caso o consumidor tenha sido alvo de fraude ou tentativa de golpe, é possível acessar o site ou o aplicativo da Serasa para solicitar a retirada da página ou do perfil supostamente falsos, que serão analisados por especialistas do órgão. Desde o início de 2024, a plataforma já contabilizou mais de 6 mil links suspeitos enviados, que passam pela segunda etapa de análise para derrubada. “Ao denunciar, o consumidor evita que outros brasileiros sofram os mesmos constrangimentos ou prejuízos”, pontua Pedro Santos, especialista em segurança da informação da Serasa.