Na última terça-feira (10), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que ampliou a obrigatoriedade do uso do prefixo 0303 para as companhias. A norma, que antes era direcionada somente para telemarketing, passará a valer para qualquer empresa que faça mais de 10 mil chamadas diárias, independente do motivo. As novas regras passam a vigorar a partir de 5 de janeiro de 2025.
Vale destacar que, desde junho de 2022, os consumidores podem solicitar às operadoras o bloqueio das chamadas com esse prefixo. De acordo com a Anatel, as operadoras deverão realizar o bloqueio preventivo caso o consumidor peça.
Um estudo feito pela agência reguladora identificou que o volume intenso de chamadas é gerado por poucas organizações, que usam as redes de telecomunicações de maneira desordenada e se aproveitam do anonimato para insistir com chamadas indesejadas pelos consumidores. De acordo com a Anatel, as companhias que se enquadram nas especificações e que não se adequarem às novas diretrizes terão as chamadas bloqueadas.
Proteção contra golpes
No ato normativo, a Anatel oferece uma outra opção para operadores que não queiram aderir ao 0303: a ferramenta de Origem Verificada. Com esse mecanismo, o consumidor verá na tela do telefone, além do número, um selo indicando que o número do chamador passou por uma camada extra de segurança quanto a sua origem, além dos dados de identificação da empresa que realizou a chamada.
Cabe mencionar que a nova funcionalidade ainda está em fase de testes, e depende de adesão das companhias para ser usada. De acordo com a Anatel, o objetivo das medidas é “equilibrar as regras entre diferentes setores, facilitando a fiscalização da Anatel, para melhorar a experiência do consumidor“.
O que é telemarketing?
Telemarketing é uma estratégia de marketing que faz uso do telefone para atingir potenciais clientes. Em linhas gerais, trata-se de um método que se baseia unicamente no telefone com a finalidade de gerar leads e desenvolver o interesse dos consumidores em produtos e serviços.
Sendo assim, o telemarketing também pode ser utilizado para recolher informações dos clientes, como feedbacks após uma compra, insights e preferências de mercado e qualquer tipo de dado que seja importante para melhorar a experiência do público-alvo.
Normalmente, os call centers são divididos em dois tipos de telemarketing: o receptivo e o ativo. Confira, a seguir, quais são as principais diferenças entre essas duas modalidades:
- 1. Telemarketing receptivo
No telemarketing receptivo, o time de atendimento está preparado e é orientado a receber as reclamações e sugestões dos clientes. É por esse motivo que áreas como Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), vendas, suporte técnico etc. adotam essa categoria de telemarketing.
- 2. Telemarketing ativo
O telemarketing ativo, por outro lado, é aquele cujo operador aborda o cliente para realizar algum tipo de ação, como vender um produto ou serviço, fazer uma cobrança, realizar uma pesquisa etc.