Ótima notícia para os cidadãos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico): a Caixa Econômica Federal (CEF) está disponibilizando empréstimos de até R$ 21 mil por meio do aplicativo Caixa Tem (disponível para Android e iOS). A medida não busca apenas melhorar as condições financeiras dos beneficiários, mas também incentivar o empreendedorismo entre as famílias em situação de vulnerabilidade.
No entanto, até o momento, apenas quatro Estados brasileiros estão oferecendo a linha de crédito: Ceará, Piauí, Sergipe e Pará. A expectativa é que, dentro dos próximos meses, mais regiões adotem ao Acredita, programa que permitiu a novidade sair do papel. Saiba todos os detalhes nas próximas linhas.
Empréstimo no Caixa Tem via Acredita: detalhes e condições
Por meio do Acredita, é possível solicitar empréstimos de até R$ 21 mil com condições exclusivas, especialmente para os inscritos no CadÚnico. O montante pode ser usado como o solicitante bem entender, seja para aquisição de mercadorias, reformas e melhorias em negócios já existentes, ou para iniciar um novo empreendimento.
Como podemos observar, o foco do Acredita está nos cidadãos que fazem parte do CadÚnico, que inclui titulares do Bolsa Família, bem como outras categorias classificadas como baixa renda, a exemplo de produtores rurais e profissionais informais.
Os empréstimos concedidos apresentam uma taxa de juros reduzida de 0,7% ao mês, ligeiramente menor do que a média do mercado. Além disso, as condições de pagamento são bem flexíveis, buscando oferecer um alívio financeiro para quem está começando um novo empreendimento ou ampliando um já existente.
Como solicitar o empréstimo?
No caso dos beneficiários do Bolsa Família, a contratação do crédito deve ser feita especificamente na CEF. O valor do empréstimo será depositado diretamente na conta do Caixa Tem do solicitante. Para solicitá-lo, basta seguir o passo a passo abaixo:
- 1. Inscrição: a primeira etapa é preencher o formulário de solicitação disponível nos canais da Caixa Econômica Federal ou no aplicativo Caixa Tem.
- 2. Análise e Aprovação: Após a inscrição, o pedido será analisado para verificar a elegibilidade e as condições do empréstimo.
- 3. Liberação do Crédito: Uma vez aprovado, o valor será depositado diretamente na conta do Caixa Tem, facilitando o acesso imediato aos recursos.
ProCred 360
Ainda no âmbito do empreendedorismo, há uma outra opção para aqueles com cadastro ativo no CadÚnico: o ProCred360. Trata-se de uma fonte adicional de financiamento, com um potencial considerável de impacto. Uma das principais vantagens é a flexibilidade nos prazos de pagamento e as taxas menores em comparação com as praticadas atualmente no mercado, sendo esta mais uma maneira de aliviar o peso financeiro sobre os ombros dos empreendedores de baixa renda.
- 1. Público: Microempreendedores Individuais (MEIs) e microempresas, além de inscritos no CadÚnico;
- 2. Implementação: os bancos começaram a oferecer crédito no mês de julho, que foi o tempo estimado para mudanças necessárias no estatuto do Fundo de Garantia de Operações (FGO) e adequação de sistemas bancários;
- 3. Acesso: para ter acesso ao programa, é necessário solicitar diretamente ao banco.