Como bem sabemos, o cartão de crédito é uma ferramenta para lá de prática, mas o uso desenfreado pode trazer sérios riscos à sua saúde financeira, como fraudes e cobranças indevidas. Neste sentido, existem algumas situações em que é melhor evitar o uso do cartão principal para proteger suas informações e economias.
A lista de cenários é imensa, desde compras em sites duvidosos até o uso em redes Wi-Fi públicas, logo, é importante adotar medidas de seguranças extras, como cartões virtuais ou métodos alternativos de pagamento. Dessa forma, você consegue se manter seguro contra possíveis ameaças às suas finanças.
Situações que deve-se evitar o uso do cartão
- 1. Sites inseguros
Um dos maiores riscos para o uso do cartão de crédito principal é em sites que não oferecem segurança adequada. Para proteger seus dados, sempre verifique se o endereço utiliza SSL (indicado pelo “https://” e um cadeado na URL), pois esse mecanismo criptografa as informações, evitando que hackers os interceptem durante a transação.
- 2. Redes de Wi-Fi públicas
O uso desses sinais, encontrados principalmente em aeroportos e cafeterias, pode ser conveniente em um primeiro momento, mas é bem arriscado. Isso porque essas redes não possuem segurança de ponta, permitindo que criminosos interceptem seus pagamentos. Além disso, hackers podem criar Wi-Fi falsos que imitam redes legítimas, expondo suas informações. Para passar longe desse problema, a orientação é usar dados móveis ou uma VPN ao realizar compras online.
Como evitar fraudes no cartão de crédito?
Para alívio dos titulares, existem alguns passos que você pode seguir para não ter o cartão de crédito clonado ou ter suas informações vazadas por criminosos. Acompanhe:
- 1. Em hipótese alguma forneça informações do seu cartão de crédito para estranhos. Em qualquer compra, a pessoa precisa do Código de Segurança (CVV), informação presente atrás do cartão. Logo, você precisa protegê-lo a todo custo. Ou seja, nada de informar dados por telefone ou mensagem;
- 2. Nunca tire os olhos do seu cartão. Quando for usá-lo em algum estabelecimento, preste muita atenção ao tirar da carteira e pagar. Não o perca de vista, pois ele pode ser fotografado por exemplo;
- 3. Para compras online, use o cartão de crédito virtual. Esse mecanismo lhe fornece um cartão exclusivo para esse tipo de compra, podendo excluí-lo a qualquer momento no aplicativo bancário do qual você possui conta.
Mantenha-se “escondido na internet”
Vale lembrar que o fraudador não precisa necessariamente conseguir os dados do seu cartão de crédito sozinho, basta ele ter acesso as suas informações, como telefone e e-mail, para entrar em contato com você. Para não acabar tendo seus dados expostos na internet, é de extrema importância criar senhas seguras para:
- 1. E-mail;
- 2. Redes sociais;
- 3. Cadastros em sites;
- 4. Aplicativo de banco;
- 5. Conta do celular.
Ao seguir essas dicas, muito dificilmente algum criminoso terá acesso às suas informações pessoais e financeiras. Consequentemente, você se mantém longe de possíveis prejuízos e dores de cabeça no futuro.