Twitter: quem são os ministros do STF que mais usam o X no Brasil

Nesta quarta (28), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, emitiu uma intimação ao empresário Elon Musk, exigindo a nomeação de um novo representante legal da rede social X (antigo Twitter) no Brasil em um prazo de 24 horas.

Se a ordem não for cumprida, Moraes decretou a suspensão da plataforma no território brasileiro por tempo indeterminado. A decisão ocorre em meio a um aumento da tensão entre Musk e o STF.

Por que Alexandre de Moraes Intimou Elon Musk?

Em 17 de agosto de 2024, a rede social X anunciou o fechamento de seu escritório no Brasil, alegando ameaças de prisão contra Rachel de Oliveira Villa Nova Conceição, a responsável pelo escritório na época. A alegação foi de que a empresa não estava cumprindo decisões judiciais.

Apesar de encerrar operações administrativas no Brasil, a plataforma assegurou que continuaria acessível aos usuários brasileiros. Esta situação levou Moraes a exigir a nomeação de um novo representante legal no país, alinhado com a legislação local.

Ministros do STF no X / Twitter

A rede social é utilizada de maneira diversa pelos juízes do Supremo Tribunal Federal. Enquanto alguns são mais ativos, outros, como o próprio Moraes, utilizam pouco a plataforma.

Gilmar Mendes: membro do STF desde 2002, o ministro utiliza o X com regularidade. Em uma média de 2 posts por semana, atualiza informações relacionadas a vida profissional.

Cármen Lúcia: No STF desde 2006, a ministra não tem conta oficial no Twitter.

Dias Toffoli: No STF desde 2009, o ministro não tem conta oficial no Twitter.

Luís Roberto Barroso: No STF desde 2011, o ministro utiliza pouco o “X”. Apesar de ter mais de 400 mil seguidores, faz em média 1 post por mês.

Luiz Edson Fachin: No STF desde 2015, não tem conta ativa.

Alexandre de Moraes: No STF desde 2017, o ministro tem 1.1mi seguidores e fez o último post em 11 de janeiro. Desde o início das polêmicas com Elon Musk, deixou de postar na rede social.

Kassio Nunes Marques: No STF desde 2020, o ministro tem um perfil ativo com 29 mil seguidores, porém não tem nenhum post e também não segue nenhuma conta.

André Mendonça: No STF desde 2021, o ministro faz poucas atualizações. Em agosto fez 2 postagens lamentando falecimentos, antes disso havia postado em março.

Cristiano Zanin: No STF desde 2023, o ministro tem 165 mil seguidores e conta com um perfil fechado. Apenas seguidores podem acompanhar as postagens.

Flávio Dino: No STF desde 2024, o último indicado de Lula tem 1.2mi seguidores e faz posts diversos, que vão de comemorações de vitórias do Botafogo a divulgações institucionais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.