Na Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA), milhares de residentes são beneficiados com descontos na conta de luz pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). Esse benefício especial é proporcionado através do programa Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE). O desconto pode variar de até 65% para a maioria dos casos, chegando até 100% para famílias indígenas.
Destinado a pessoas de baixa renda, o programa é voltado para aqueles inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e Benefício de Prestação Continuada (BPC), que ainda não recebem o benefício, mas atendem a todos os requisitos. De acordo com informações colhidas pela reportagem do Diário do Aço junto à Cemig, o município de Ipatinga destaca-se com o maior número de beneficiados, totalizando 17.924 clientes.
Como solicitar a Tarifa Social da Cemig
Cidades como Coronel Fabriciano e Timóteo também se beneficiam bastante do programa. Em Coronel Fabriciano, existem 8.490 pessoas que recebem a conta de luz mensalmente com desconto. Timóteo possui um total de 4.903 beneficiados. Em Santana do Paraíso, o número de munícipes beneficiados é 3.722, conforme dados atualizados de julho.
Como funciona o programa de descontos na energia elétrica?
Para se qualificar para o desconto, os residentes devem estar inscritos no CadÚnico, com uma renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa. Os documentos necessários para a solicitação incluem:
- CPF
- Carteira de identidade ou outro documento de identificação oficial com foto
- Número de Identificação Social (NIS)
- Código da unidade consumidora a ser beneficiada
Além disso, famílias com renda mensal de até três salários mínimos e que tenham um membro com doença ou patologia que necessite de uso continuado de aparelhos elétricos também podem se beneficiar. Neste caso, é necessário apresentar um relatório médico comprovando a necessidade do uso contínuo dos aparelhos elétricos. Todo o processo de adesão é feito diretamente com a Cemig.