35 mil brasileiros podem solicitar desconto na fatura de energia

Brasileiros de regiões específicas poderão ter grandes descontos na conta de energia. Lista de localidades beneficiadas foi publicada.

Na Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA), milhares de residentes são beneficiados com descontos na conta de luz pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). Esse benefício especial é proporcionado através do programa Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE). O desconto pode variar de até 65% para a maioria dos casos, chegando até 100% para famílias indígenas.

Destinado a pessoas de baixa renda, o programa é voltado para aqueles inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e Benefício de Prestação Continuada (BPC), que ainda não recebem o benefício, mas atendem a todos os requisitos. De acordo com informações colhidas pela reportagem do Diário do Aço junto à Cemig, o município de Ipatinga destaca-se com o maior número de beneficiados, totalizando 17.924 clientes.

Como solicitar a Tarifa Social da Cemig

Cidades como Coronel Fabriciano e Timóteo também se beneficiam bastante do programa. Em Coronel Fabriciano, existem 8.490 pessoas que recebem a conta de luz mensalmente com desconto. Timóteo possui um total de 4.903 beneficiados. Em Santana do Paraíso, o número de munícipes beneficiados é 3.722, conforme dados atualizados de julho.

Como funciona o programa de descontos na energia elétrica?

Para se qualificar para o desconto, os residentes devem estar inscritos no CadÚnico, com uma renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa. Os documentos necessários para a solicitação incluem:

  • CPF
  • Carteira de identidade ou outro documento de identificação oficial com foto
  • Número de Identificação Social (NIS)
  • Código da unidade consumidora a ser beneficiada

Além disso, famílias com renda mensal de até três salários mínimos e que tenham um membro com doença ou patologia que necessite de uso continuado de aparelhos elétricos também podem se beneficiar. Neste caso, é necessário apresentar um relatório médico comprovando a necessidade do uso contínuo dos aparelhos elétricos. Todo o processo de adesão é feito diretamente com a Cemig.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.