Como bem sabemos, o Bolsa Família figura como uma das principais iniciativas assistenciais do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), contemplando mais de 20 milhões de brasileiros de baixa renda com uma pensão no valor mínimo de R$ 600. Por se tratar de um montante crucial na vida dos benefícios, a possibilidade de não recebê-lo assusta e cria uma série de dúvidas.
Portanto, antes de tomar qualquer atitude precipitada, é de suma importância entender o motivo para o pagamento não ter sido efetuado em sua conta. Cabe destacar que a suspensão pode ocorrer devido à uma série de fatores. Além disso, é preciso ficar de olho no cronograma de pagamentos, uma vez que os repasses são feitos de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS), fazendo com que as datas variem mensalmente.
Neste sentido, caso seu pagamento não tenha caído, verifique se a data correspondente ao seu NIS já passou. Muitas vezes, a data do pagamento pode estar mais adiante no mês. Se esta não for a sua situação, siga a leitura para mais informações sobre o que fazer para recuperar o benefício.
Desbloqueio do Bolsa Família
Caso a data do depósito tenha passado e mesmo assim o dinheiro não tenha caído na conta, muito provavelmente a sua inscrição no CadÚnico está irregular. A seguir, veja o que pode ter acontecido:
- 1. Erros ou inconsistências nos dados cadastrais podem impedir o depósito do benefício. Verifique se todas as suas informações estão corretas no sistema do Bolsa Família. Para isso, vá ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo para corrigir qualquer informação incorreta;
- 2. Verifique seu extrato bancário por meio do aplicativo Caixa Tem (disponível para Android e iOS) para confirmar se o não houve o pagamento. Às vezes, o dinheiro pode ter sido depositado, mas não aparece imediatamente no saldo disponível;
- 3. Se após verificar o calendário, atualizar os dados cadastrais e consultar o extrato bancário, o pagamento ainda não tiver sido realizado, entre em contato com a Caixa Econômica Federal para obter mais informações. Ligue para o número 111, opção 2, para falar diretamente com um atendente.
Estes são os principais motivos para um contemplado do Bolsa Família não ter recebido o benefício. Portanto, para resolver a situação e garantir o pagamento deste mês de julho, basta seguir as orientações informadas há pouco. Falando em repasse, abaixo, veja quando começa a próxima rodada de distribuição.
Calendário de julho do Bolsa Família
Vale ressaltar que os depósitos são feitos nos últimos 10 dias úteis de cada mês, sendo baseado no último número do NIS de cada titular. Dito isso, confira as datas:
- Beneficiários com NIS terminado em 1: 18 de julho;
- Beneficiários com NIS terminado em 2: 19 de julho;
- Beneficiários com NIS terminado em 3: 22 de julho;
- Beneficiários com NIS terminado em 4: 23 de julho;
- Beneficiários com NIS terminado em 5: 24 de julho;
- Beneficiários com NIS terminado em 6: 25 de julho;
- Beneficiários com NIS terminado em 7: 26 de julho;
- Beneficiários com NIS terminado em 8: 29 de julho;
- Beneficiários com NIS terminado em 9: 30 de julho;
- Beneficiários com NIS terminado em 0: 31 de julho.