O Banco do Brasil (BB) está incentivando seus correntistas mais velhos, mais especificamente aqueles com idade igual ou superior a 60 anos que trabalharam com carteira assinada entre os anos de 1971 e 1988, a verificar e resgatar montantes possivelmente esquecidos em suas contas bancárias. Ou seja, milhares de idosos em todo território nacional podem ter algum valor a receber.
Em linhas gerais, o chamado tem como objetivo ajudar muitos brasileiros que, por uma série de motivos, deixaram de lado valores que poderiam ser de grande ajuda em seus orçamentos nos dias de hoje. Para ficar por dentro de todos os detalhes, como quem terá acesso e o passo a passo para sacar a quantia esquecida, siga a leitura até o fim.
Detalhes sobre a nova ação do BB
Diante de situações como mudanças de endereço, falecimentos ou mesmo o simples desconhecimento sobre os valores não sacados, grandes quantias podem acabar esquecidas em contas inativas ou até mesmo em fundos de pensão e aposentadorias. Dessa forma, a instituição financeira estatal enxerga a iniciativa como uma chance de devolver aos seus correntistas parte de seus recursos e direitos financeiros. Inclusive, vale mencionar que os montantes esquecidos podem vir de diversas fontes, incluindo:
- 1. Os trabalhadores não retiraram salários e benefícios após mudanças de emprego ou outros eventos;
- 2. Os aposentados e pensionistas que acumularam valores não sacados devido à falta de procedimentos adequados ou conhecimento suficiente;
- 3. Os correntistas deixaram resíduos de saldo em contas encerradas ou inativas.
Quem terá acesso aos valores esquecidos?
Nesse “mutirão” promovido pelo Banco do Brasil, cabe frisar que, para ter direito ao resgate dos valores esquecidos na instituição, é preciso atender a alguns critérios específicos. Portanto, veja a seguir quais são eles.
- 1. Ser titular de contas do PIS/Pasep abertas entre 1971 e 1988;
- 2. Tenha 60 anos ou mais;
- 3. Não ter realizado o saque dos valores após a formalização da extinção do programa em 1988.
Resgatando o montante
Para facilitar o acesso aos valores presentes no BB, o processo para resgatar dinheiro do trabalho pode ser feito por meio do aplicativo do FGTS e do Banco do Brasil (ambos disponíveis para Android e iOS). Ao baixar uma das plataformas em seu smartphone, basta efetuar o login ou, se não possuir uma conta, cadastrar-se, verificando a existência de valores do PIS/Pasep a serem sacados.
Aliás, caso o idoso ainda não possua cadastro, será necessário fornecer algumas informações básicas como nome completo, CPF, data de nascimento, e-mail e uma senha de acesso. Por fim, mas não menos importante, tenha em mente que o Banco do Brasil ainda não especificou um prazo final para o saque desses valores. Sendo assim, é de suma importância que os interessados nos valores consultem periodicamente os canais oficiais da instituição bancária para garantir o acesso a esses recursos.
Central de relacionamento
- Capitais e regiões metropolitanas: 4004 0001;
- Demais localidades: 0800 729 0001;
- SAC: 0800 729 0722;
- Ouvidoria: 0800 729 5678.