Comunicado no App do Cadastro Único tira o sono de beneficiários do Bolsa Família

Os beneficiários do novo Programa Bolsa Família devem ser beneficiados neste mês de setembro com mais uma rodada de pagamentos do novo programa de transferência de renda, que atualmente atende a pouco mais de 20 milhões de famílias em situação de vulnerabilidade social com valores que ficam em torno dos R$600 por mês.

No entanto, ao acessar o aplicativo do Cadastro Único (CadÚnico) para consultarem as informações dos repasses dessa rodada, muitas dessas famílias estão se deparando com uma mensagem que tem tirado o sono dos beneficiários. Apesar disso, é importante informar que novidades sobre estas mensagens já foram divulgadas.

Comunicado tira o sono de beneficiários do Bolsa Família

O aplicativo do Cadastro Único costuma ser um dos meios que os beneficiários do novo Programa Bolsa Família tem a sua disposição para conferir os valores que receberão na rodada, qual a data em que os pagamentos serão liberados, além de verificarem se há a necessidade de atualização de algum dado cadastral.

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), que é o responsável pelos pagamentos do programa, também costuma enviar mensagens através do app do CadÚnico quando o beneficiário é bloqueado ou cancelado por algum motivo, e é uma mensagem como esta que tem incomodado os beneficiários.

Isso porque, ao acessar o app, muitas famílias encontram uma mensagem informando que não há pagamentos disponíveis para o mês de setembro. Essa situação faz estes beneficiários ficarem em dúvida e se perguntarem se foram bloqueados ou cancelados nesta nova rodada de pagamentos que deve começar na segunda quinzena desse mês.

No entanto, é importante destacar que os beneficiários do novo Programa Bolsas Família que estão notando mensagens como esta no app do CadÚnico podem ficar tranquilos, pois muitas famílias que foram aos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) buscando por orientações a respeito do assunto estão sendo informadas que trata-se de um erro no aplicativo.

Portanto, ao verificar essas mensagens, é recomendado que os beneficiários aguardem um pouco mais ou verifiquem as informações de pagamento dessa nova rodada em outros meios disponibilizados pelo governo, como o aplicativo oficial do Bolsa família, o telefone 121, da central de atendimento do ministério, ou o Web Chat do ministério.

Além disso, os dados com os valores que serão pagos nesta rodada para os beneficiários serão inseridos no sistema dos aplicativos a partir dessa semana, e por isso, é recomendado que as famílias aguardem pelo menos até o dia 17 de setembro para consultar as informações de pagamento. Se nada for apresentada e a mensagem continuar, será preciso procurar um CRAS para entender a situação.

Bolsa Família: Datas de pagamento de setembro

Por fim, é importante lembrar que o calendário oficial de pagamentos do novo Programa Bolsa Família neste mês de setembro já foi liberado, e por isso, já se sabe que as famílias receberão a partir do dia 18. Confira abaixo todas as datas:

  • NIS de final 1 – depósito na conta em 18 de setembro (valores serão disponibilizados no sábado, dia 16/09);
  • NIS de final 2 – depósito na conta em 19 de setembro;
  • NIS de final 3 – depósito na conta em 20 de setembro;
  • NIS de final 4 – depósito na conta em 21 de setembro;
  • NIS de final 5 – depósito na conta em 22 de setembro;
  • NIS de final 6 – depósito na conta em 25 de setembro (valores serão disponibilizados no sábado, dia 23/09);
  • NIS de final 7 – depósito na conta em 26 de setembro;
  • NIS de final 8 – depósito na conta em 27 de setembro;
  • NIS de final 9 – depósito na conta em 28 de setembro;
  • NIS de final 0 – depósito na conta em 29 de setembro.
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