Bolsa Família SETEMBRO: mensagens no APP do CadÚnico deixa beneficiários atentos

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), que administra o novo Programa Bolsa Família, realiza os pagamentos todos os meses para os mais de 20 milhões de beneficiários através do aplicativo Caixa Tem e de outros meios, como os cartões do programa e as agências da Caixa Econômica Federal.

No entanto, o app da Caixa e os extratos dos benefício também são utilizados para repassar mensagens para as famílias atendidas quando é necessário. Mas no final de agosto, uma mensagem foi apresentada para os beneficiários do programa social em um outro aplicativo, o app CadÚnico, que é utilizado para ver os dados cadastrais das famílias e consultar informações da rodada.

Bolsa Família setembro: Mensagens no APP do CadÚnico

O Cadastro Único (CadÚnico) é o banco de dados oficial do governo federal onde as famílias em situação de vulnerabilidade social devem se inscrever para receber qualquer um dos benefício pagos pelo governo, e foi neste banco de dados que as famílias atendidas atualmente pelo novo Programa Bolsa Família se inscreveram para disputarem uma vaga no programa.

Dessa forma, é natural que os beneficiários consultem com frequência o app do CadÚnico, pois ele apresenta para essas famílias as informações cadastrais, que devem ser alteradas que estiverem desatualizadas, e os dados de pagamento de cada rodada do programa, como o dia em que a família irá receber e os detalhes dos valores que serão disponibilizados.

Mas além de tudo isso, o app também é um dos responsáveis por repassar para todos os beneficiários mensagens vindas do Ministério do Desenvolvimento Social a respeito da necessidade de atualizar os dados, por exemplo, ou informando sobre possíveis bloqueios ou cancelamentos, em alguns casos. No entanto, as mensagens encontradas recentemente tem deixado as famílias atentas.

Isso porque, ao acessar o aplicativo do CadÚnico, muitos beneficiários do novo Programa Bolsa Família tem encontrado mensagens informando que não há nenhum benefício disponível para eles. Essa situação tem assustado as familias, que ao se deparar com o que está escrito, se perguntam se foram bloqueados ou cancelados, e qual seria o motivo do possível corte.

No entanto, é importante esclarecer que o Ministério do Desenvolvimento Social já enviou um comunicado para os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) informando que estas mensagens estão sendo apresentadas por conta de um erro no aplicativo, e portanto, não há motivo para preocupação. Além disso, o ministério também diz que a situação deve ser corrigida em breve.

Sendo assim, é recomendado que os beneficiários do novo Programa Bolsa Família aguardem alguns dias e evitem verificar o aplicativo CadÚnico por enquanto. Porém, se a situação continuar, existem outros meios de consulta que podem ser utilizados, como o telefone 121, da Central de Atendimento do Ministério, e o aplicativo oficial do programa social.

Bolsa Família setembro: Pagamentos

Apesar das mensagens no app CadÚnico, é importante esclarecer que os pagamentos de setembro do novo Programa Bolsa Família acontecerão normalmente entre os dias 18 e 29 de setembro, de acordo com o número final do NIS de cada família. Confira o calendário completo abaixo:

  • NIS de final 1 – depósito na conta em 18 de setembro (valores serão disponibilizados no sábado, dia 16/09);
  • NIS de final 2 – depósito na conta em 19 de setembro;
  • NIS de final 3 – depósito na conta em 20 de setembro;
  • NIS de final 4 – depósito na conta em 21 de setembro;
  • NIS de final 5 – depósito na conta em 22 de setembro;
  • NIS de final 6 – depósito na conta em 25 de setembro (valores serão disponibilizados no sábado, dia 23/09);
  • NIS de final 7 – depósito na conta em 26 de setembro;
  • NIS de final 8 – depósito na conta em 27 de setembro;
  • NIS de final 9 – depósito na conta em 28 de setembro;
  • NIS de final 0 – depósito na conta em 29 de setembro.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.