Bolsa Família: Veja se sua família vai receber a visita do CRAS

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), que administra o novo Programa Bolsa Família e todos os outros programas sociais do governo federal, anunciou recentemente que os agentes dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) farão visitas as casas dos beneficiários do programa.

O objetivo dessas visitas é verificar no local se as informações que os próprios beneficiários repassaram para o Cadastro Único (CadÚnico) no momento da inscrição no programa de transferência de renda são verdadeiras e dessa forma identificar possíveis beneficiários irregulares. Por conta disso, as famílias beneficiárias já se perguntam quem serão os contemplados com essas visitas.

Bolsa Família: Famílias que vão receber a visita do CRAS

Por este motivo, é muito importante destacar que não foi divulgada uma lista com cada uma das famílias que irá receber essas visitas, mas foi revelado quem serão os grupos familiares que tem mais chances de serem visitados. Isso porque o público-alvo dessas visitas são os beneficiários unipessoais, que são aqueles que declararam que moram sozinhos.

Eles se tornaram o público-alvo depois que o governo federal publicou uma nova Portaria que estabeleceu que somente 16% dos beneficiários do novo Programa Bolsa Família em cada município do país podem ser pessoas que moram sozinhas. Isso depois que dados preliminares do Censo, aos quais o governo teve acesso, demostraram que esse é o percentual de pessoas no país que moram sozinhas.

O Ministério do Desenvolvimento Social, que afirma que o número de unipessoais cresceu acima do comum em 2022 nos meses anteriores as eleições, já via com desconfiança o atual número de pessoas que diziam moravam sozinhas e que recebiam o benefício, e se baseou nesse percentual, que já era a quantidade de unipessoais que havia no antigo Bolsa Família, e estabeleceu essa nova regra.

Dessa forma, nos municípios com mais de 16% de unipessoais na folha de pagamentos do programa de transferência de renda, não haverá mais inclusão de novos unipessoais até que o limite estabelecido seja respeitado. Além disso, as prefeituras terão que enviar os agentes dos CRAS nas casas para verificar se os atuais beneficiários de fato moram sozinhos, e quem mentiu será cancelado.

Por esse motivo, é importante destacar que não serão todas as famílias que receberão as visitas do CRAS, somente os unipessoais, e isso só deve acontecer onde as prefeituras possuem funcionários disponíveis para este trabalho. Por isso, aqueles que foram convocados e precisam atualizar os dados não devem ficar aguardando pelas visitas, pois elas podem não acontecer.

Bolsa Família setembro ganha calendário de pagamentos

Por fim, vale destacar que, apesar de todo esse processo, os pagamentos de setembro do novo Programa Bolsa Família deve acontecer normalmente neste mês a partir do próximo dia 18. As famílias beneficiárias seguirão recebendo até o dia 29, no final do mesmo mês, segundo o número final do Número de Inscrição social (NIS) de cada uma. Veja abaixo:

  • NIS de final 1 – depósito na conta em 18 de setembro (valores serão disponibilizados no sábado, dia 16/09);
  • NIS de final 2 – depósito na conta em 19 de setembro;
  • NIS de final 3 – depósito na conta em 20 de setembro;
  • NIS de final 4 – depósito na conta em 21 de setembro;
  • NIS de final 5 – depósito na conta em 22 de setembro;
  • NIS de final 6 – depósito na conta em 25 de setembro (valores serão disponibilizados no sábado, dia 23/09);
  • NIS de final 7 – depósito na conta em 26 de setembro;
  • NIS de final 8 – depósito na conta em 27 de setembro;
  • NIS de final 9 – depósito na conta em 28 de setembro;
  • NIS de final 0 – depósito na conta em 29 de setembro.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.