Bolsa Família: Veja o que você deve fazer caso o CRAS faça a visitação na sua casa

As mais de 20 milhões de famílias em situação de vulnerabilidade social que são beneficiárias do novo Programa Bolsa Família devem conhecer e seguir uma série de regras e exigências que foram determinadas pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) para garantir o recebimento do benefício.

Isso porque essas regras existem para garantir que somente as famílias que realmente precisam do auxílio irão receber os valores mensalmente, e o ministério realiza todos os meses diversos tipos de verificações para checar se os beneficiários se encontram dentro das regras. Dentre essas verificações estão visitas dos agentes do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

Bolsa Família 2023: Visitação do CRAS

O CRAS é geralmente o local do município onde as famílias vulneráveis podem receber atendimento em caso de necessidade, e nos municípios onde não há um CRAS este tipo de atendimento pode ser encontrado no local da prefeitura responsável pela área da assistência social. Ou seja, os CRAS e seus funcionários são de responsabilidade da prefeitura de cada município.

Dessa forma, apesar do novo Programa Bolsa Família ser um programa de transferência de renda completamente financiado pelo governo federal, os atendimentos aos beneficiários é feito por cada município, assim como as visitas de agentes nas casas das famílias atendidas para verificar se essas famílias estão atendendo as regras do programa social.

No entanto, é importante lembrar que o programa possui mais de 20 milhões de beneficiários espalhados por todo o país, e apesar das visitas em casa estarem sendo anunciadas pelo governo, é um fato que a grande maioria das prefeituras não possui funcionários suficientes para a realização de todas as visitas que são necessárias. Por isso, poucas famílias receberão essas visitas.

Contudo, estes poucos grupos familiares que estão sendo visitados pelos agentes do CRAS tem dúvidas a respeito do que devem ou não fazer, mas trata-se de uma situação muito simples. Estes agentes devem possuir identificação que ateste que de fato trabalham para a prefeitura, e possuem um formulário com uma lista de perguntas padronizadas que devem ser feitas.

Portanto, ao receber a visita de algum agente do CRAS, os beneficiários do Bolsa Família devem primeiro solicitar que ele se identifique mostrando um crachá ou qualquer outro tipo de identificação, e depois basta responder aos questionamentos feitos sem mentir, pois todas as informações serão repassadas para o cadastro da família e checadas em cruzamentos de dados.

Bolsa Família 2023: Pagamentos de setembro

Dessa forma, todos esses beneficiários do Bolsa Família que recebem as visitas dos agentes do CRAS poderão garantir que receberão os pagamentos das próximas rodadas do programa. No caso de setembro, por exemplo, o calendário oficial de repasses já foi divulgado, e indica que os pagamentos ocorrerão entre os dias 18e 29 de setembro, segundo o número final do Número de Inscrição Social (NIS) de cada família. Confira abaixo:

  • NIS de final 1 – depósito na conta em 18 de setembro (valores serão disponibilizados no sábado, dia 16/09);
  • NIS de final 2 – depósito na conta em 19 de setembro;
  • NIS de final 3 – depósito na conta em 20 de setembro;
  • NIS de final 4 – depósito na conta em 21 de setembro;
  • NIS de final 5 – depósito na conta em 22 de setembro;
  • NIS de final 6 – depósito na conta em 25 de setembro (valores serão disponibilizados no sábado, dia 23/09);
  • NIS de final 7 – depósito na conta em 26 de setembro;
  • NIS de final 8 – depósito na conta em 27 de setembro;
  • NIS de final 9 – depósito na conta em 28 de setembro;
  • NIS de final 0 – depósito na conta em 29 de setembro.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.